Call for Papers – Infodemia e desinformação em contextos de crise

19-05-2024

Call for Papers – Infodemia e desinformação em contextos de crise

Revista Comunicação Midiática (PPGCom Unesp) 

Prazo de submissão: 20/05/2024 a 05/07/2024 

Publicação: Agosto de 2024.

 

Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o aumento expressivo de informações – sejam elas falsas ou verdadeiras – relacionadas a um tema específico, num curto espaço de tempo, se refere a um fenômeno complexo: a infodemia. Apesar de trazido à tona durante a pandemia de Covid-19, o termo segue mais atual do que nunca, nomeando uma ocorrência comum a momentos decisivos e/ou críticos na sociedade, como crises humanitárias e período de eleições. “Nessa situação, surgem rumores e desinformação, além da manipulação de informações com intenção duvidosa. Na era da informação, esse fenômeno é amplificado pelas redes sociais e se alastra mais rapidamente, como um vírus.” (OPAS, 2020, on-line).

A infodemia abarca necessariamente, em si, outro fenômeno perpassado pela comunicação em ambientes digitais, que é o da desinformação. Esta, por sua vez, vai muito além de mensagens falsas, apesar de se configurar também assim, como nos diz a definição de Wardle (2019, p. 47-48): “Desinformação é uma informação falsa e a pessoa que a divulga sabe que é falsa. É uma mentira intencional e deliberada, e resulta em usuários sendo ativamente desinformados por pessoas maliciosas”.

Compreendida como um complexo de ações orquestradas para manipulação da opinião pública, a desinformação não se restringe a mentir, pois também se relaciona à omissão de informações, à criação de cortinas de fumaça, ou mesmo ao recorte de aspectos da verdade factual em prol de vieses. Em contextos de crise social – sejam elas humanitárias, climáticas, econômicas e/ou políticas – assim como em períodos eleitorais, a infodemia e a desinformação caminham juntas para confundir a população, com resultados muitas vezes drásticos para a sociedade. Dessa forma, são convidados a submeter artigos à Revista Comunicação Midiática autoras e autores que discutam tais temáticas, com a sugestão dos eixos a seguir:

 

  • Desinformação em processos eleitorais;
  • Linguagens e práticas desinformativas em contextos de crise; 
  • Recepção e pós-recepção de conteúdos desinformadores;
  • Infodemia, desinformação e discursos de ódio;
  • Regulamentação e Big Techs em situações de infodemia;
  • Contrapontos à desinformação em crises: expertises, jornalismo e fact-checking.