diversidade de visões
A expertise técnica e científica informa o debate em arenas democráticas, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, no Estado de São Paulo. As várias formas de saber assumem papéis complementares em processos democraticamente conduzidos, a fim de atingir melhores resultados em uma esfera decisória destacada pela riqueza de vozes, perspectivas e conhecimentos.
conhecimento acionável
Informação e conhecimento foram aqui mobilizados como um recurso de popularização da ciência. São propostas e reflexões para gestores públicos e setores sociais e econômicos atuantes nos comitês de bacia. As entrevistas incluem considerações valiosas sobre as estratégias para envolver os cidadãos na governança da água e as boas práticas na gestão democrática dos comitês.
memórias de engajamento
São 45 entrevistas e 12 vídeos temáticos que contêm perspectivas cruciais sobre os desafios enfrentados na atualidade pelas políticas públicas de gestão dos recursos hídricos no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Os processos de tomada de decisão podem ser mais bem compreendidos quando seus participantes contam suas experiências adquiridas ao longo do tempo.
cidadania hídrica
A construção da cidadania hídrica digital requer o compartilhamento de pontos de vista sobre experiências adquiridas na participação na gestão das águas. Conhecer esses pontos de vista facilita a aprendizagem social para a adaptação diante de secas, inundações e outros efeitos potenciais da mudança climática, além de ampliar o potencial de uma sociedade desenvolver resiliência.