Conhecimento acionável

O conhecimento acionável é uma forma de saber científico que pode ser mobilizada por gestores e atores sociais diversos, abrangendo perspectivas relevantes para subsidiar o processo de tomada de decisão em várias áreas da administração pública, incluindo a sustentabilidade ambiental. A equipe de criação desta página web Memória das Águas acredita que a governança hídrica pode ser fortalecida com a circulação digital de memórias organizacionais ativadas e recuperadas por meio de entrevistas realizadas com membros e ex-membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT).
As experiências contidas nessas memórias foram aqui organizadas para compor conhecimento acionável. São perspectivas de gestão provenientes das vivências de uma diversidade de representantes de setores sociais, políticos e econômicos no CBH-AT, mas as lições que trazem podem ser úteis para membros dos comitês de bacia de todo o Brasil, porque devem inspirar estratégias que respondem a desafios comuns a todos.
Assim, aqui o conhecimento acionável pode ser encontrado em reflexões e recomendações dos diversos atores sociais que contribuem para o gerenciamento público da água no Estado de São Paulo, considerando aspectos que incluem como envolver gestores e a sociedade civil na governança hídrica e como maximizar as vantagens da arquitetura participativa dos comitês de bacia para o desenvolvimento de ações que protejam a água como elemento sob risco.
A popularização de conhecimento científico pode ser um ativo valioso para os órgãos de governança hídrica e deve, conforme nosso propósito, contribuir no longo prazo para a criação de resiliência e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.