Educação Infantil
Prática pedagógica 3
Projeto: CULTIVANDO OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Atividade: Trabalhando as diferenças dos alunos
Instituição: EMEI Márcia de Almeida Bighetti / Bauru-SP
Diretora: Renata Maria Landi
Professora: Luciana Chiti Pinheiro
Duração da atividade: 2 horas
Participantes: Grupo I – crianças da Educação Infantil
Conteúdo: Convivência na diversidade
Objetivos:
– Perceber a sua imagem de forma positiva
– Perceber as diferenças com os demais alunos
– Desenvolver uma percepção das diferenças e o sentimento de convivência solidária
Metodologia:
– Com um espelho cada aluno apreciou sua imagem, dizendo como sou lindo!
– Sentados em roda no chão com as figuras no centro de meninas, meninos, velhinhos, índios, crianças com necessidades especiais, os alunos procuraram figuras que parecessem com sua imagem.
– Após todos terem escolhido, a professora foi perguntando se era bonito ou feio a figura, para ele e para o grupo. – Depois sentaram em dupla e ambos acariciaram rostinho do amigo, para perceber as características faciais do colega. Termina com um forte abraço.
– Com folhas de sulfite e giz de cera eles se desenharam o rosto de seu par.
– Finalmente conversaram sobre as diferenças entre eles: cor da pele, cabelo, formato do nariz, dos olhos, sempre valorizando as diferentes belezas.
Recursos:
– Figuras de diferentes rostos de pessoas;
– Espelho;
– Sulfite;
– Giz de cera.
Avaliação:
Houve participação de todos, adoraram falar no espelho que eram lindos. Apesar de serem tão pequenos escolheram corretamente as figuras, não sabiam justificar oralmente o por quê, mas pude perceber se achavam aquela figura bonita ou não. Um garotinho negro pegou uma figura que realmente correspondia a suas características e quando perguntado se era bonito respondeu que não. Um outro pegou o vovô, achei que ele não havia entendido, mas depois compreendi pois ele mora com seu avô, e o tem como referência. Quando acariciaram o rostinho do amigo houve uma real afetividade e entrega onde as diferenças era apenas um detalhe.
Referências
Biblioteca online do Observatório de Educação em Direitos Humanos / Unesp
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