Educação Infantil
Prática pedagógica 4
Projeto: CULTIVANDO OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Atividade: Todo mundo é igual, todo mundo é diferente
Instituição: EMEI “Marcia de Almeida Bighetti / Bauru
Diretora: Renata Maria Landi
Professoras: Fernanda Aparecida de Souza Corrêa / Ana Paula Rondina Venturini
Duração da Atividade: 8 horas
Conteúdos: Convivência na diversidade e solidariedade
Objetivos:
– Sensibilizar as crianças sobre as questões das pessoas com deficiência, através de atividades lúdicas, artísticas e informativas.
– Desenvolver a solidariedade e a inclusão.
Metodologia:
O trabalho de sensibilização e de experiências em relação às pessoas com necessidades especiais dar-se através da realização de atividades elaboradas, havendo assim várias propostas:
1. Leitura do Livro: “O Campeão” (Carmen Lucia Campos).
– Roda da conversa sobre o assunto das dificuldades do personagem envolvido e dos demais personagem.
2 – Realizar uma corrida como aconteceu na história, fazendo com que todos os alunos corram com os pés e mãos virados para dentro.
3. Em duplas, um de frente com o outro, reconhecer a igualdade e a diferença entre as crianças.
4. Propor uma ginástica em que os alunos farão vários movimentos de flexão com o corpo. Discutir que muitos conseguem abrir totalmente as pernas (por exemplo a Maria Júlia) e outros não e que isso é natural.
5. Formar duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro, que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. O aluno-guia irá ajudar o outro aluno com os olhos vendados a cumprir tarefas ditadas pelo professor, como por exemplo: levar o aluno até determinada criança, até determinado local, etc.
6. Leitura do Livro: O Patinho Feio.
– Roda da conversa sobre o assunto: Foi legal os patinhos e outros animais rirem do patinho feio? Vocês gostariam que rissem assim de vocês? Vamos olhar uns para os outros… Somos iguais ou diferentes? Vocês são parecidos com quem? A mamãe ou o papai? Por que o patinho feio não poderia conviver com os outros animais? O patinho feio era parecido com sua mãe e pai, ou seja, não era um pato e sim um cisne…
– Colar figuras em papel colante para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam figuras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a observarem. Exemplo: beijo, aperto de mão, abraço, patinho feio, etc., sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a figura do patinho feio. Esse será o único que não será procurado, será o patinho feio. No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminada e deixada de lado.
7. Ver o vídeo “Conscientização e inclusão” e conversar sobre a necessidade de as crianças com necessidades especiais nas atividades da escola.
8. Ler para a classe e conversar sobre o livro: “Na minha escola, todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, Editora Cortez.
Recursos:
– Livros citados;
– Venda para os olhos;
– Sulfite;
– Caneta hidrocor.
Avaliação:
A avaliação será através do desenvolvimento de todas as atividades, participação e interesse pela proposta, assim como pelas atitudes demonstradas em sala.
Referências
– Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Livros:
– O campeão (Carmen Lúcia Campos
– Patinho feio
– Na minha escola todo mundo é igual – Rossana Ramos, Editora Cortez
– Vídeo: O Patinho Feio
* * *