OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 4 – Empatia e solidariedade

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Educação Infantil e Fundamental I

ASSUNTO:  Empatia e solidariedade

INICIANDO A CONVERSA

Durante esta pandemia ficamos bastante em casa, preocupados com a nossa própria saúde e de nossa família. Infelizmente temos que ficar cada vez mais isolados do convívio social.

Não podemos deixar de pensar naquelas pessoas que estão passando pelos mesmos momentos de aflição, mas ainda com mais um agravante: a falta de dinheiro. Perderam o emprego, deixaram de oferecer serviços, diminuíram as vendas… e milhares perderam parentes pela Covid-19.

O que podemos fazer pelo outro e aprender durante estes tempos difíceis? E as nossas crianças? Como acolhê-las com atenção e carinho nos momentos tristes, de dúvidas e de dificuldades com o ensino à distância? 

Como desenvolver em nossas crianças a empatia e solidariedade desde a 1ª infância? Estes conceitos não podem apenas serem apresentados oralmente. Precisam sim ser vivenciados em momentos, em que a criança perceba de maneira lúdica que empatia é colocar-se no lugar do outro, em seus sentimentos. E que ser solidário é auxiliar o outro  e agir em colaboração em tarefa comum. A criança deve ter vivências de que juntos podemos resolver melhor os problemas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1) Vídeo musical: “Todos juntos somos forte” (3:09) de “Saltimbancos”: uma peça teatral musical. Resumir para a criança a história dos “Saltimbancos” (ver vídeo complementar) e comentar esta cena, em que os animais se reúnem e juntos expulsam seus donos que os maltratavam. > clique aqui <  

2) Criar uma situações em que a criança possa vivenciar um ato de solidariedade para com os outros/as colegas na classe. Exemplos: a) emprestar um brinquedo ou brincar junto com o mesmo brinquedo; b) dividir o lanche; c) ajudar o/a colega com maior dificuldade em realizar alguma tarefa etc. 

4) Conversar com sua criança sobre: o que é solidariedade? Colaboração? Solicitar que cada criança conte para a classe uma situação em que ela realizou uma tarefa junto com os outros, como: realizar junto tarefas domésticas, por exemplo.   

5) Fazer campanha para doação de brinquedos, se possível com a entrega pelas próprias crianças ou enviar uma cartinha com brinquedo ao/à amiguinho/a desconhecindo/a.

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: Solidariedade (2:24)  > clique aqui <
– Vídeo: Solidariedade não tem idade (1:45)  > clique aqui <
– Vídeo musical: Saltimbancos – A bicharada (2:11)  > clique aqui <
– Vídeo: Empatia e solidariedade (4:03) > clique aqui <

>>> Voltar