Lição 4 – Empatia e solidariedade
Texto de introdução: Solidariedade e empatia / Maria Homem (vídeo 9:03)
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Fundamental II e Ensino Médio
ASSUNTO: Empatia e solidariedade
INICIANDO A CONVERSA
A humanidade vive neste século XXI desafios globais que apontam para o risco de sobrevivência da própria espécie humana. O desmatamento desenfreado, a poluição ambiental (do ar, da água e do solo), e o consumismo e individualismo exacerbados estão provocando uma crise climática sem precedentes. Aquecimento global, secas severas, tempestades torrenciais, temperaturas extremas, tsunamis passaram a ser notícias cotidianas.
Estamos tomando consciência, talvez um pouco tarde, que a única maneira de enfrentarmos problemas e desafios globais é de forma coletiva. Ficou bastante claro interdependência entre as pessoas, grupos e povos, na pandemia do coronavírus. Ou seja, na pandemia, minha saúde passou a depender da saúde do outro e vice versa. Ninguém, nenhum grupo ou nenhuma nação consegue sobreviver isoladamente. Ou haverá uma solução para toda a humanidade ou ninguém estará seguro totalmente.
Também percebemos que catástrofes se agravam devido às grandes desigualdades sociais entre grupos e povos. E as populações empobrecidas são as que mais sofrem com a crise climática. A escassez de água e alimentam flagelam grande parte da humanidade.
Vemos campanhas de solidariedade doações de alimentos, remédios e roupas, a solidariedade “emergencial” atende o momento, mas passa. Entretanto, a solidariedade duradoura e realmente transformadora é “[…] uma virtude que faz com que a pessoa se sinta comprometida com a vida e tenha interesses e responsabilidades com o grupo, com a nação ou mesmo com toda a humanidade”. É estar engajado “[…] na luta contra a injustiça e ter consciência política para o exercício da cidadania, tal como: a luta contra a miséria, a fome, pela educação, pela defesa dos direitos humanos, etc., para que possa se criar à solidariedade de estrutura democrática que opere não somente dentro, mas também fora do país”. Texto completo: > clique aqui <
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
O objetivo das atividades que seguem é proporcionar reflexões, debates e vivências sobre a empatia e a solidariedade duradoura nas crianças e nos adolescentes para uma cidadania crítica e coletiva que contribua para mudanças estruturais na sociedade.
1) Conversar sobre vídeo: “Dia da Solidariedade: problemas globais exigem soluções coletivas” (2.24) > clique aqui <
2) Conversar com a criança ou adolescente sobre a importância da solidariedade, dando exemplos de que agindo juntos é mais fácil de resolver problemas. Exemplo: Ações coletivas proporcionadas pelo Grêmio estudantil
3) Com a classe sobre os/as colegas da turma que esteja necessitam de algum cuidado especial ter alguma deficiência física ou mental. Mostrar que todos nós temos ou termos alguma deficiência na vida e que
4) 4.1 Pesquisar na internet uma dessas pessoas históricas que destacaram na vida por ações solidárias: Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Zumbi dos Palmares, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Nelson Mandela, Herbert José de Sousa (Betinho) e Chico Mendes.
4.2 Narrar por escrito uma das ações de solidariedade da pessoa pesquisada.
4.3 Ler seu texto e conversar em grupos sobre a pesquisa.
5) 5.1 Pesquisar na internet notícias ou vídeos sobre ações solidárias realizadas por um dos movimentos sociais e OnG: Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Central Única das Favelas, Instituto da Terra, Médicos sem Fronteiras e outros.
5.2 Escolher uma foto e redigir um relato sobre o assunto pesquisado.
5.3 Expor e conversar na classe sobre as pesquisas.
6) Debate: ações de solidariedade
MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo: Solidariedade (2:08) > clique aqui <
– Vídeo A importância do Grêmio estudantil (3:32) > clique aqui <
– Vídeo A importância do Grêmio estudantil (3:32) > clique aqui <
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