O curso de Relações Públicas da Unesp se fortalece no âmbito de uma das principais características da universidade pública no Brasil, que é o foco intensivo em pesquisa e o diálogo entre ensino e pesquisa, que produz renovação e encorajamento para desbravar o incessante percurso de criação científica.
Como exemplo, pesquisas conduzidas por docentes examinam a relação entre comunicação, cidadania e movimentos sociais no contexto brasileiro, buscam conhecer como a pesquisa social e de opinião a partir das redes digitais tem orientado o aprendizado dos entrevistadores, e as estratégias para desvendar a relação entre os códigos verbal e visual na produção do sentido na mensagem publicitária.
Outras vertentes se preocupam em identificar as produções científicas que versam sobre o nexo entre comunicação organizacional e inovação a fim de verificar tendências de pesquisa, e analisam estratégias de comunicação, divulgação e sensibilização da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para implementação da Agenda 2030.
As competências midiática, informacional e digital são o tema de outras pesquisas, que buscam traçar as conexões entre elas, a partir dos seguintes eixos-nodais de contexto histórico, linguagem, instituição de mídia, representação e avaliação de formação, além de refletir sobre como lidar com o cenário pós-pandemia e auxiliar a gestão da informação e da comunicação de modo contínuo, através do desenvolvimento de estratégias de mediação e competência em informação em múltiplos ambientes.
Focos adicionais específicos são as interpretações do passado como práticas de produção, consolidação e reformulação de memórias consideradas de caráter oficial em processo de busca de ser tornar História, e a contribuição das ciências de comunicação para o desenho de ações, estratégias, práticas e dinâmicas relevantes para otimizar a qualidade da deliberação pública na gestão pública, além da produção de sentidos na poética das narrativas midiáticas e na estética dos processos de recepção, em articulações entre texto e contexto social.
No âmbito da iniciação científica, são dezenas de pesquisas ao longo dos anos, financiadas pelas agências de fomento estadual e nacionais, como Fapesp, Capes e CNPq. A formação de pesquisa na graduação se apresenta como um dos diferenciais mais significativos do curso, produzindo efeitos profundos sobre a qualidade de ensino, como o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e organização do pensamento, além de trazer uma contribuição significativa ao desenvolvimento científico nacional.