No momento você está vendo Saberes do Sul Global

Saberes do Sul Global

Coordenação: Professores Raquel Cabral e Danilo Rothberg

O programa de TV “Saberes do Sul Global” é um Projeto de Extensão da UNESP, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a TV Unesp.

A expressão “Sul Global” faz referência à problematização e à denúncia das relações desiguais de poder econômico, político, social, cultural e intelectual entre o Norte e Sul globais – compreendidos a partir de uma visão política, e não geográfica -, o que gera impactos negativos em sociedades localizadas no “sul político” do planeta.

Sul global é uma expressão utilizada em cada vez mais contextos por pesquisadores em busca do avanço de relações internacionais de cooperação entre países que têm, em comum, desigualdades sociais, econômicas e culturais.

missão: a circulação do conhecimento sobre o tema por meio da produção, por uma equipe interinstitucional de pesquisadores e profissionais da comunicação, de oito programas inovadores a serem veiculados pela Televisão Universitária da Unesp, de modo a contribuir para a diversificação da comunicação pública da ciência veiculada pela emissora. Cada programa tem, como objeto, a produção intelectual de um expoente dos Saberes do Sul Global, comentada por dois debatedores, um do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faac/Unesp e outro do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana), que com a TV Unesp, compõe o leque de parcerias institucionais do projeto.

Visão: ser uma referência em comunicação pública da ciência contribuindo para a disseminação e conhecimento dos saberes e epistemologias do Sul Global.

Valores: democratização do conhecimento, ressignificação do conhecimento científico, compromisso e transformação social.

Pontos que o projeto busca evoluir nos estudantes:

O projeto pretende desenvolver competências para o acesso à comunicação científica e para a autonomia científica fundamentada em referenciais do Sul Global, ou seja, ampliar o conhecimento científico com base em epistemologias do Sul Global, potencializando o olhar crítico para a produção científica.

Como o projeto colabora com o público externo:

O projeto busca produzir conteúdo audiovisual que amplia a comunicação pública para promoção da ciência por meio do acesso ao conhecimento científico pautado em novas epistemologias pós-coloniais e decoloniais potencializando uma visão crítica sobre a ciência na atualidade, além de oferecer material pedagógico que pode ser trabalhado por educadores do ensino superior e médio em escolas e instituições de ensino da rede pública e privada do Brasil.

Contatos:

Instagram do programa: @saberesdosul