No momento você está vendo Festival de Criatividade e Comunicação da Unesp traz júri internacional

Festival de Criatividade e Comunicação da Unesp traz júri internacional

O evento, que aconteceu dia 29 de janeiro de 2015, foi resultado de uma parceria com a Universidade de Sevilha

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) realizou em Bauru, no dia 29 de janeiro, o Festival de Criatividade e Comunicação: “Da Classe ao Mercado Internacional”. O evento finalizou a primeira edição do projeto “De la clase a la cuenta – Da classe ao mercado”, uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Unesp, e a Universidade de Sevilha (Espanha).

Em sua vigésima edição, o projeto chegou à Unesp depois de 19 anos de atividade na universidade espanhola. Experiência de formação profissional pioneira, o projeto teve como proposta montar, com alunos das duas universidades envolvidas, agências de comunicação que tiveram clientes reais, devendo desenvolver ações comunicativas baseadas em briefing previamente definido. “Da classe ao mercado” foi uma oportunidade de contato internacional e, ainda, preparava o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Nesta edição, as agências brasileiras tiveram como cliente a Raízen, joint venture criada a partir da junção de parte dos negócios da Shell e da Cosan. A Raízen se destaca como uma das empresas do setor energético mais competitivas do mundo. Na ocasião, com três anos de existência, completados em 2014, tinha o quinto maior faturamento do Brasil (R$ 58,5 bilhões) e cerca de 40 mil funcionários. Era a principal produtora de etanol de cana-de-açúcar do país, com 860 mil hectares de área agrícola cultivada, sendo a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional.

O desafio colocado aos estudantes que participaram do projeto, no Brasil, foi consolidar a imagem da Raízen como uma empresa única e tornar clara a sua atuação abrangente (cadeia de produção integrada), independente de seus acionistas. Para isso, foi solicitado que eles planejassem e executassem ações online e off-line com três públicos da organização: as comunidades do entorno das unidades da Raízen; os funcionários e a mídia.

Depois de cerca de oito meses de trabalho, as agências de comunicação montadas com alunos de vários cursos da FAAC apresentaram o planejamento e as peças de comunicação criadas por eles. O material, apresentado publicamente durante o Festival de Criatividade, foi avaliado por um corpo de jurados formado por profissionais de comunicação do Brasil e da Espanha.

O júri foi formado pela professora Ana Cortijo, da Universidade de Sevilha; Angelica Helena Santini Montes Gallego, diretora Play Regional; Eric Ursine, do departamento de marketing da TV TEM; Juliano Mauricio de Carvalho, do programa de pós-graduação da Unesp; professora Maria Aparecida Ferrari, da USP; Mauro Tagliaferi, diretor de contas do Grupo Máquina; professor Milton Nakata, da Unesp; Oscar Alejandro Fabian  D’Ambrosio, assessor de imprensa da Unesp; Regina Maia, gerente de comunicação interna da Raizen; Renato Zaiden, do Jornal da Cidade; Rodrigo Rondon, Presidente da APP/Bauru e diretor da Pão e criação e Sandro Paveloski, diretor editorial da Alto Astral.

Programação – O evento, além de mostrar e premiar o trabalho dos participantes, teve um ampla programação cultural. Entre a apresentação das agências, dos planejamentos de comunicação feitos por elas e do resultado dos jurados, houve shows de hip hop, com o grupo Street dance; de capoeira, com integrantes da Casa da Capoeira; de chorinho, com Tomaz Retz Vilella (flauta), Leandro Miguel (cordas), Eduardo Johansen (trombone) e Anderson Silveira (pandero), de blues, com a Banda Estação Primeira de Bluseira, finalizando com a Naumteria, bateria da Unesp de Bauru.

Além do voto dos jurados, escolhendo a melhor agência, foi dado o Prêmio de Empreendedorismo, patrocinado pelo Sebrae e escolhido pelo público, por um método considerado inovador. 

Para a professora Célia Retz Godoy dos Santos, coordenadora do projeto na Unesp, o evento foi uma importante oportunidade de aproximação da universidade, com a comunidade e o mercado, sobretudo na área de comunicação.