Projeto social que, com muita tinta e bom humor, visa trazer mais alegria e consciência às crianças de comunidades de baixa renda. Somos um projeto sem fins lucrativos criado na Semana de Engenharia (Semeng) da Unesp Bauru em 2012, a fim de atender necessidades da comunidade local.
Missão: Possibilitar a construção de novas perspectivas a crianças e jovens atendidos pela rede pública de ensino, por meio da promoção de intervenções estruturais, culturais e educativas que estimulem o pertencimento ao espaço escolar e a valorização da educação.
Visão: Consolidar-se enquanto uma Organização Não-Governamental capaz de realizar intervenções de referência em grande parte das instituições públicas de ensino na cidade de Bauru e em suas respectivas comunidades.
Valores:
- Pertencimento: Promover o sentimento de pertencimento dentro das instituições públicas atendidas, assim como os membros com o projeto.
- Colaboração: Realizar um trabalho colaborativo com pessoas de diferentes cursos, conhecimentos e realidades, com respeito e visando compartilhar conhecimentos, não retê-los.
- Expressão Artística: Incentivar a arte como forma de expressão.
- Responsabilidade Social: Fazer a ligação entre a universidade e a comunidade, incentivando o contato com diferentes realidades e dessa forma utilizando nossos deveres enquanto cidadãos para promover mudanças significativas nesses lugares em que trabalhamos.
- Educação: Valorização da educação como ferramenta transformadora.
- Assertividade: Incentivar o uso de ações assertivas e empáticas dentro e fora da organização.
- Voluntariado: Dedicar-se, devido a interesses pessoais e sociais, às atividades realizadas pelo projeto, buscando beneficiar as comunidades atendidas, sem finalidade lucrativa.
- Crescimento: Encorajar o desenvolvimento de competências nos membros da organização e, dessa forma, manter as portas abertas para o crescimento do projeto como um todo, bem como para possíveis mudanças.
Quais são os pontos que o projeto pretende desenvolver nos estudantes:
O projeto busca estabelecer vínculo maior entre a universidade, os espaços que recebem suas ações e a comunidade local, para que se pudesse aumentar o sentimento de pertencimento gerando maior preservação e cuidado com o espaço, além do retorno social da comunidade universitária para com a comunidade de Bauru.
Como o projeto colabora com o público externo:
O Ao Vivo e em Cores vem trabalhando anualmente em conjunto com instituições públicas da cidade de Bauru, que demonstram interesse por uma requalificação de seus espaços. Hoje, o projeto une a educação e a arte para reforçar o sentimento de pertencimento dos assistidos e funcionários com o local da instituição.
Contatos: