“Ainda recordo o dia em que com quatro anos de idade, descobri que possuía o dom de desenhar, esta súbita revelação, veio provocada pela observação da minha mãe de que eu passava horas desenhando, feita a um amigo de meu pai, também boiadeiro, que nos visitava em nossa modesta moradia alugada na cidade de Andrelândia MG, para onde acabávamos de mudar vindos de Arantina MG, onde nasci; e esse senhor, que lembro apenas em vaga silhueta e postura educada, em tom provocativo, desafiou-me a repetir um desenho de três peixes cruzados que fez com lápis sobre uma folha de papel em branco...qual foi a sua surpresa quando percebeu que aquele garoto foi capaz!... os seus grandes elogios e surpresa, ainda batem na minha memória, especialmente quando observo meus filhos desenhando. Aqueles peixes acompanharam-me a vida toda e aqueles elogios revelou-me algo especial de valor que possuía e que tinha de ser explorado e lapidado. A parti dali, quase tudo que fiz tornou-se argumento para o exercício do desenho, do entalhe, do modelo, da maquete, do projeto, da obra...do ensino, pesquisa e extensão de serviços de arquitetura e do urbanismo”.
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU-USP (2001), quando desenvolveu a tese "Voçorocas do Poder Público: Na Lei, Forma e Gestão Urbana na "Cidade Sem Limites", com foco em Planejamento Urbano e Regional de cidades médias; orientador: Prof. Dr. Murillo Marx. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAAU-USP (1993), quando desenvolveu a Dissertação "O Sertão da Mantiqueira / Liberdade: Transformações e Permanências, com foco na história da evolução urbana e da arquitetura da região por ele identificada na pesquisa como "Sertão da Mantiqueira" situada entre o "Caminho Antigo" e o "Caminho Novo" de entrada às Minas Gerais; orientador;Prof. Dr. Murillo Marx. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1993). Desenvolve e coordena projetos de extensão, principalmente nas áreas de Planos Estratégicos de Desenvolvimentos Regionais e Locais e Planos Diretores Participativos, sendo cadastrado pelo Ministério das Cidades e tendo atuado até o presente em cerca de 30 cidades, na região de Bauru, no Alto Paranapanema, Alto Ribeira, Alto Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e em Liberdade MG. É autor da idéia dos seguintes projetos de extensão da UNESP: Planos Diretores Populares de Bairros (pdpb) e do MuVI (Museu Virtual Interativo), sendo o MHAR (Museu de História e Arte Regional: Liberdade e o Sertão da Mantiqueira) o primeiro destes Museus. É membro de dois grupos de pesquisa e extensão; CP-Cidades centro de pesquisa sobre cidades e do PROGAM – Programa de Governança na Administração Municipal. É professor Doutor da UNESP de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, onde leciona desde 1985, principalmente disciplinas de planejamento urbano e urbanismo, sendo seu chefe de departamento no biênio 2006 e 2007. Foi Secretário de Planejamento da cidade de Bauru entre 2003 e 2005 e assessorou o CITP (Consórcio Intermunicipal dos Vales dos Rios Tietê e Paraná, entre 1993 e 1997). Tem experiência na área de Planejamento Participativo, Direito Urbanístico, Urbanismo e Arquitetura, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano e Rural.
Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão municipal, planejamento regional e municipal: urbano e rural, meio ambiente e participação popular. Como profissional, é autor de diversos projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, desenho industrial e comunicação visual (Ver memorial e Currículo Lattes do Pesquisador)
Memorial -Memorial circunstanciado sobre a vida e produção do pesquisador, apresentado durante o concurso público de efetivação no Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UNESP de Bauru em 2004.