MHAR
     
 

A importância dessa janela do MHAR é publicar de forma on-line as pesquisas e estudos de diversas naturezas, realizadas sobre o contexto da região do “Sertão da Mantiqueira” onde se inserem cerca de 40 cidades, tendo como base de seu limite territorial o triângulo formado entre  o “Caminho Inicial” de entrada a Minas Gerais pelo Paço do Embaú (cidades de Passa Quatro, Itanhandú, Pouso Alto, Caxambu, Baependi, São Lourenço e outras) indo atingir a região de maior produção de ouro no Séc. XVIII ( São João Del Rei a Ouro Preto); também pelo “Caminho Novo” aberto no início do Séc. XVIII entre essa região aurífera e o Rio de Janeiro, tendo Juiz de Fora como ponto intermediário; e no terceiro lado desse triângulo a divisa atual do Estado de Mina Gerais e o Rio de Janeiro, marcado pela cumeada da Serra da Mantiqueira e o Rio Preto, onde situam-se próximas várias cidades, como Santa Rita do Jacutinga, Passa Vinte, Bocaina de Minas entre outras.

Como base inicial de divulgação dessas pesquisas e mesmo para servir para a conceituação do próprio MHAR e sua abrangência regional, é que se inicia essa janela com a publicação   do título de O Sertão da Mantiqueira / Liberdade: Transformações e Permanências, do pesquisador criador do MHAR.  Também serão disponibilizados várias pesquisas e estudos do próprio pesquisador e de outros autores com trabalhos referentes às cidades daquela região, na medida de seus interesses, autorização e julgamento  da equipe gestora do MHAR.

Dessa Maneira, na forma eletrônica, poderemos quebrar as barreiras tradicionais impostas, mesmo ao ambiente universitário tradicional, para as publicações dos resultados do conhecimento produzido nas pesquisas, extensões e ensino.

 
 

 

Dissertação de Mestrado realizada pelo pesquisador da UNESP, Prof. Dr. José Xaides de Sampaio Alves na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1993), tendo como orientador o Prof. Dr. Murillo Marx, fruto de várias pesquisas realizadas entre 1988 e 1993, tendo como objeto de pesquisa a região onde e insere a cidade de Liberdade, no sul de Minas Gerais, identificada na pesquisa como o “Sertão da Mantiqueira”.

 

 
     
 
Liberdade-Evolução Urbana

Livro de produção artesanal, executado pelo pesquisador da UNESP, Prof. Dr. José Xaides de Sampaio Alves, sobre a história da evolução urbana da cidade e Liberdade MG, focando aspectos urbanísticos, fundiários e da arquitetura. Resultado de Trabalho Programado de uma disciplina cursada durante o desenvolvimento de Mestrado na FAU-USP. ( 1988 a 1993)

 

 
 
visualizar
baixar  
 
 
Pesquisas em Projeto
 

Ao longo dos anos, como “enamorado de Liberdade”, como me escreveu meu amigo José de Arruda Penteado, Titular do Instituto de Artes da UNESP em texto de avaliação de minha Dissertação de Mestrado, fui ao mesmo tempo pesquisando diversas soluções arquitetônicas e urbanísticas para aquela cidade e seu município; foram soluções ligadas ao meio social, econômico, ambiental, histórico e artístico daquela região montanhosa da Serra da Mantiqueira com um passado marcante ligado ao Barroco Mineiro. Em muito me influenciaram as obras da Igreja do Bom Jesus do Livramento e suas alterações e descaracterizações, muito mais as obras de pinturas do teto da sua Capela Mor e da escultura da imagem do Bom Jesus. Politicamente e socialmente, foram projetos que buscavam resolver um certo descaso do poder público para com os espaços públicos da cidade e sua população mais carente. Para o porvir, executei um Plano Urbanístico com diretrizes de uso e ocupação do solo da cidade e ao seu redor, focado na sustentabilidade e valorização do patrimônio cultural material e imaterial como busca do desenvolvimento de um turismo não predador.

s
     
  1º Projeto Urbanístico e Paisagístico para a Praça do Santuário do Bom Jesus do Livramento - Arquitetura  
 
 
     
 

Escultura Peregrino- jardim lateral do Santuário do bom Jesus do Livramento -
Liberdade, Arq. Xaides

 
 
 
     
  Igreja Nossa Senhora Aparecda -Estudo para Recuperação do entorno -
Liberdade - Arq. Xaides, 1989
 
     
 
 
     
  Monumento a Frei José Wulff  
     
 
 
     
  Projeto de Recuperação do castelinho de Dona Carmem - Tearo, Cinema e escola de Artes Liberdade - Arquitetura  
 
 
     
  Para abrir os arquivos baixados você precisará do programa WinRar    
 
Primeiro bebedouro
 
desenvolvido por Rafael Arrivabene
Página Inicial