Comunicação Transmídia e Inovações Narrativas
Palavras-chave:
Comunicação; Transmídia; Narrativas; Inovações; Consumo.Resumo
Resumo
As narrativas disseminadas pelas mídias têm contado com diversos meios e suportes para serem
desenvolvidas. No âmbito da sociedade capitalista contemporânea, que cada vez mais emprega as
tecnologias da comunicação para atingir o maior público possível, as ferramentas digitais e o marketing
associam-se para a promoção dos produtos culturais midiáticos. Por outro lado, a mesma tecnologia
possibilita aos fãs um grau de participação maior na construção de histórias. Este texto, resultante de
pesquisa qualitativa descritiva de nível exploratório, tem como objetivo refletir sobre essas questões.
Palavras-Chaves: Comunicação; Transmídia; Narrativas; Inovações; Consumo.
Resumen
Las narrativas difundidas por los medios de comunicación se han basado en diversos medios y soportes para
desarrollarse. En el contexto de la sociedad capitalista contemporánea que utiliza cada vez más las tecnologías de
comunicación para llegar a la mayor audiencia posible, las herramientas digitales y el marketing están asociados
para la promoción de los productos de los medios culturales. Por otro lado, la misma tecnología permite a los
fans un mayor grado de participación en la construcción de historias. Este texto, que resulta de una investigación
cualitativa descriptiva de nivel exploratorio, tiene como objetivo reflexionar sobre estos temas.
Palabras-chaves: Comunicación; Transmedia; Narrativas; Innovaciones; Consumo.
Abstract
The narratives disseminated by the media have relied on various media to be developed. In the context of contemporary
capitalist society that increasingly uses communication technologies to reach the largest audience as possible,
digital tools and marketing associate to the promotion of cultural media products. On the other hand, the same
technology enables fans a greater degree of participation in building stories. This text, resulting of a descriptive
qualitative research of exploratory level, aims to reflect on these issues.
Keywords: Communication; Transmedia; Narratives; Innovations; Consumption.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.