Telejornalismo, identidade e cultura nacionalizada na Argentina: processos de construção de dominantes culturais a partir da notícia
Palavras-chave:
Cultura nacionalizada; identidade; telejornalismo; Argentina.Resumo
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de doutorado concluída sobre o processo de produção,
circulação e manutenção de dominantes culturais no telejornalismo no Brasil e na Argentina. O
trabalho traz uma análise sobre o perfil de quem decide o que é notícia no Telenoche, noticiário de maior
audiência do horário nobre na Argentina, e sobre como a manutenção de dominantes culturais relacionados
a Buenos Aires efetivamente se manifesta no noticiário, a partir da análise combinada de entrevistas
com os produtores/editores e de 56 reportagens exibidas na série Argentina Desde Adentro.
Palavras-Chaves: Cultura nacionalizada; identidade; telejornalismo; Argentina.
Resumen
Este artículo presenta algunos de los resultados de la investigación doctoral sobre el proceso de producción, circulación
y mantenimiento de dominantes culturales en periodismo de televisión en Brasil y Argentina. El trabajo aporta
un análisis del perfil de quién decide qué es noticia en Telenoche, el noticiero de mayor audiencia en Argentina, y
sobre cómo el mantenimiento de dominantes culturales relacionadas con con Buenos Aires se manifiesta en la actualidad,
a partir del análisis combinado de entrevistas con productores y editores y de 56 informes que se muestran
en la serie Argentina Desde Adentro.
Palabras-chaves: Cultura nacionalizada; identidade; periodismo de televisión; Argentina.
Abstract
This article presents some of the results of doctoral research completed on the process of production, circulation
and maintenance of cultural dominants in telejournalism in Brazil and Argentina. The work brings an analysis of
the profile of who decides what is news in Telenoche, the highest-rated news show primetime in Argentina, and
about how the maintenance of cultural dominants related to Buenos Aires effectively manifests itself in the news,
from the combined analysis of interviews with producers/editors and 56 reports displayed in the series Argentina
Desde Adentro.
Keywords: Nationalized Culture; identity; telejournalism; Argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.