Apontamentos sobre audiovisual e a economia criativa na Serra gaúcha
Palavras-chave:
audiovisual; produção de conteúdos audiovisuais; economia criativa; comunicação digital.Resumo
Resumo
O artigo propõe a apresentar aspectos comuns da produção de conteúdos audiovisuais, seja a tradicional,
a qual se entende como a da indústria do audiovisual, ou a alternativa, como experiência que subsidia uma
análise dos novos cenários socioeconômicos, à luz do conceito de Economia Criativa (UNCTAD, 2004).
Este setor, em especial, opera com os elementos característicos da arena de produção criativa (de mercadorias
tangíveis e intangíveis), compondo um cenário propício para compreender movimentos socieconômicos
contemporâneos das organizações, dos novos insumos e das mercadorias com valor simbólico,
da preservação ambiental, inclusão social e da geração de renda.
Palavras-Chaves: audiovisual; produção de conteúdos audiovisuais; economia criativa; comunicação
digital.
Resumen
Este artículo presenta aspectos comunes de la producción de contenidos audiovisuales, sea la tradicional, comprendida
como la de la indústria del audiovisual, seja la alternativa, experiencia que subvenciona un análisis de los
nuevos escenarios socioeconomicos, basado en el concepto de Economía Creativa (UNCTAD, 2004). Este sector,
especialmente, trabaja con los elementos característicos de la arena de producción creativa (mercadorías tangibles
y intangibles), componiendo un escenario propicio para comprenderse movimientos socioeconomicos contemporáneos
de las organizaciones, de las nuevas entradas y de las mercadorías con valor simbólico, de la preservación
ambiental, de la inclusión social y de la generación de renta.
Palabras-chaves: audiovisual; producción de contenidos audivisuales; economía creativa; comunicación digital.
Abstract
This paper aims to present common aspects of the production of audiovisual content, both traditional, which is
understood as the ways of the audiovisual industry, and alternative, which is an experience that subsidize an analisis
of the new economic scene, based on the concept of Creative Industries (UNCTAD, 2004). This field in special
operates with elements that are characteristic to the creative production (of both tangible and intangible goods),
thus composing a scene which is favorable to understand the contemporary socioeconomical movements of organizations,
of new inputs and of goods with symbolical value, of environmental preservation, of social inclusion and
on income generation.
Keywords: audiovisual; production of audiovisual content; creative industries.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.