Estratégias de visibilidade e legitimação institucional na produção jornalística hipermídia
Palavras-chave:
organizações jornalísticas; visibilidade midiática; legitimação institucional; produção jornalística hipermídia; Media Ecology.Resumo
Resumo
Propõe-se uma reflexão sobre as estratégias de visibilidade e de legitimação institucional que emergem das práticas das organizações jornalísticas no contexto da produção hipermídia, em cinco seções. Na primeira, delimita-se o cenário do qual parte a discussão, relacionando as perspectivas da ecologia da mídia e da midiatização (BARICHELLO, CARVALHO e RUBLESCKI, 2013; HJARVARD, 2014; SCOLARI, 2015). Na segunda, diferencia-se instituição e organização jornalística (GUERRA, 2005) para, em seguida, abordar a questão da visibilidade e da legitimação (BARICHELLO, 2004; BARICHELLO e CARVALHO, 2013; BERGER e LUCKMANN, 2014). A quarta seção aborda a produção hipermídia e o gênero grande reportagem multimídia - GRM (LONGHI, 2014). Por fim, na última, analisa-se uma GRM do The Guardian a fim de ilustrar o debate por meio da identificação de estratégias.
Palavras-chave: organizações jornalísticas; visibilidade midiática; legitimação institucional; produção jornalística hipermídia; Media Ecology.
Resumen
Se propone una reflexión sobre las estrategias de visibilidad y legitimidad de las instituciones que surgen de las prácticas de las organizaciones de noticias en el contexto de la producción hipermedia en cinco secciones. En la primera, se relacionan las perspectivas de la ecología de los medios y de la mediatización (BARICHELLO, CARVALHO y RUBLESCKI, 2013; HJARVARD, 2014; SCOLARI, 2015). En el segundo, se diferencia institución y organización periodística (GUERRA, 2005) para luego abordar la cuestión de la visibilidad y legitimidad (BARICHELLO, 2004; BARICHELLO y CARVALHO, 2013; BERGER y LUCKMANN, 2014). La cuarta sección cubre la producción hipermedia y el género grande reportaje multimedia - GRM (LONGHI, 2014). Finalmente, los últimos análisis es un GRM de The Guardian para ilustrar el debate mediante la identificación de estrategias.
Palabras clave: organizaciones periodísticas; visibilidad de la media; legitimidad institucional; producción hipermedia periodística; Media Ecology.
Abstract
This paper presents a discussion of the visibility and institutional legitimacy strategies emerging from the practices of news organizations in the hypermedia production context, in five parts. In the first one, the scenario from which the reflection is made is presented, by relating the perspectives of media ecology and mediatization (BARICHELLO, CARVALHO and RUBLESCKI, 2013; HJARVARD, 2014; SCOLARI, 2015). In the second, the journalistic institution and organization are distinguished (GUERRA, 2005), and then the issue of visibility and legitimacy is discussed (BARICHELLO, 2004; BARICHELLO and CARVALHO, 2013; BERGER and LUCKMANN, 2014). The fourth section is about the hypermedia production and the multimedia feature article (LONGHI, 2014). At last, in order to illustrate the debate through the identification of strategies, an analysis of a The Guardian multimedia feature article is made.
Keywords: news organizations; media visibility; institutional legitimacy; hypermedia journalism; Media Ecology.
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