Do sucesso à subversão do imaginário científico-tecnológico em filmes e séries
Palavras-chave:
Imaginário; cinema; série TV; ciência; tecnologiaResumo
Resumo
Parte da produção audiovisual de maior sucesso a partir dos anos 1980 explora temas e motivos intimamente ligados à ciência e à tecnologia. Dentre os elementos simbólicos que compõem o imaginário científico-tecnológico contemporâneo, compartilhado por essas produções, muitos têm suas raízes ainda na Revolução Científica e no Iluminismo, que consolidaram o pensamento científico moderno. Baseado nos conceitos sobre o imaginário, desenvolvidos por Gilbert Durand, este artigo investiga a dinâmica de formação e consolidação do imaginário científico-tecnológico na produção audiovisual mainstream contemporânea. Os resultados apontam para alguns dos mitemas presentes no imaginário científico e índices da subversão em curso, com o afloramento de um imaginário mágico em contraposição.
Palavras-chave: Imaginário; cinema; série TV; ciência; tecnologia
Resumen
Parte de la produción audiovisual de gran éxito, especialmente desde los años 1980, es sobre asuntos conectados a la ciência y tecnologia. Muchos de los principales elementos simbólicos que componen el imaginario científico-tecnológico contemporáneo, compartido por esas produciones, tienen sus raíces en la Revolución Científica y en el Iluminismo, que consolidarón el pensamiento científico moderno. Baseado en los conceptos sobre el imaginario desarrollados por Gilbert Durand, este artículo investiga la dinámica de formación y consolidación del imaginario científico-tecnológico en la produción audiovisual mainstream contemporánea. Los resultados muestran los mitemas predominantes en el imaginario científico y la subversión en curso, con el surgimiento de un imaginario magico en contraposición.
Palabras clave: Imaginario; cinema; seriado de TV; ciencia; tecnologia
Abstract
Part of mainstream audiovisual productions since the 1980s is about themes and motifs closely related to the scientific discourse and technological development. Several of main symbolic elements that are part of the contemporary scientific-technological imaginary shared by cultural productions have their roots in the beginning of the Modern Era, in the Scientific Revolution and Enlightenment, which consolidated the modern scientific thought. Based on the Gilbert Durand’s concepts on the imaginary, this paper investigates the dynamics of formation and consolidation of the scientific-technological imaginary in the current mainstream audiovisual production. The results present the predominant mythemes in the scientific imaginary and the subversions in course, with the emergence of the magical imaginary in opposition.
Keywords: Imaginary; cinema; TV series; science; technology
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.