Cidadania, participação e interesse público na comunicação pública

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/q0nemd53

Palavras-chave:

Comunicação Pública; Cidadania; Participação; Interesse Público.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apontar formas de materialização de preceitos da Comunicação Pública em projetos reais. Por meio da Análise de Conteúdo, buscamos verificar formas de materialização de três preceitos: Cidadania, Participação e Interesse Público. Foram selecionados projetos promovidos por entes de cada um dos atores potencialmente promotores da Comunicação Pública: Estado, sociedade civil e organização privada: Fala.BR (Controladoria-geral da União); Operação Serenata de Amor (Open Knowledge Brasil) e Guia do Voto (Votorantim), respectivamente. Identificamos que o principal preceito da Comunicação Pública trabalhado é a Participação, enquanto a Cidadania é principalmente ressaltada pelo Fala.BR/CGU e o interesse público é ainda alvo de pouca atenção, quase alcançando ausência total de referências no campo discursivo.

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Biografia do Autor

  • Kárita Emanuelle Ribeiro Sena, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) do Sul

    Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. É professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e vice-presidente de Gestão e Parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública. Membro do grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - Ciberjor, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais - ComMov, da UNESP. É jornalista na Assessoria de Comunicação nos Correios, em Mato Grosso do Sul, desde 2009. Pesquisa e tem interesse especialmente pelos seguintes temas: Comunicação Pública; Tecnologias Digitais, Comunicação Organizacional. 

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Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

RIBEIRO SENA, Kárita Emanuelle. Cidadania, participação e interesse público na comunicação pública: um estudo de caso. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 135–150, 2024. DOI: 10.5016/q0nemd53. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/651.. Acesso em: 27 dez. 2024.