Abra a felicidade com menos marketing
Consumos midiatizados e configurações comunicativas de empresas de refrigerantes
DOI:
https://doi.org/10.5016/bkb3g819Palavras-chave:
Comunicação publicitária, midiatização, consumo, marcas, refrigerantesResumo
O objetivo proposto neste artigo é identificar as linhas de visibilidade do dispositivo midiático de indústrias de refrigerante atuantes no Brasil que agenciam processos de subjetivação dos sujeitos. A pergunta de pesquisa aborda as maneiras pelas quais as indústrias de bebidas açucaradas moldam seu mundo midiatizado para manter o domínio sobre as lógicas de representação das informações. As quatro perspectivas que ampliam a caracterização de uma configuração comunicativa - pertencimento, regras, segmentação e poder - são as chaves metodológico-analíticas deste artigo, enquanto o corpus é composto por campanhas publicitárias de refrigerantes. Os resultados apontam que o setor altera as ações comunicativas de seus
players de maneira a não perder fatias de mercado e que, se isso ocorrer, que seja para um concorrente, e não para outros tipos de alimentos.
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