Abra a felicidade com menos marketing

Consumos midiatizados e configurações comunicativas de empresas de refrigerantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/bkb3g819

Palavras-chave:

Comunicação publicitária, midiatização, consumo, marcas, refrigerantes

Resumo

O objetivo proposto neste artigo é identificar as linhas de visibilidade do dispositivo midiático de indústrias de refrigerante atuantes no Brasil que agenciam processos de subjetivação dos sujeitos. A pergunta de pesquisa aborda as maneiras pelas quais as indústrias de bebidas açucaradas moldam seu mundo midiatizado para manter o domínio sobre as lógicas de representação das informações. As quatro perspectivas que ampliam a caracterização de uma configuração comunicativa - pertencimento, regras, segmentação e poder - são as chaves metodológico-analíticas deste artigo, enquanto o corpus é composto por campanhas publicitárias de refrigerantes. Os resultados apontam que o setor altera as ações comunicativas de seus 
players de maneira a não perder fatias de mercado e que, se isso ocorrer, que seja para um concorrente, e não para outros tipos de alimentos.

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Biografia do Autor

  • Lucas de Vasconcelos Teixeira, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), em que foi 
    bolsista Capes-Prosup. Mestre pelo mesmo programa. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação 
    em Administração da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do grupo de pesquisa Biocon. E-mail: lvteixeira@gmail.com.

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Publicado

09-09-2024

Como Citar

TEIXEIRA, Lucas de Vasconcelos. Abra a felicidade com menos marketing: Consumos midiatizados e configurações comunicativas de empresas de refrigerantes. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 1, p. 248–263, 2024. DOI: 10.5016/bkb3g819. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/620.. Acesso em: 5 dez. 2024.