Práticas de desinformação do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/jv8svk49

Palavras-chave:

Desinformação; Práticas desinformacionais; Desinfodemia; Jair Bolsonaro.

Resumo

Fake news, fake sciences, negacionismo científico, teorias da conspiração e testemunhais falsos foram algumas estratégias de desinformação do Governo Federal que marcaram o cenário de desinfodemia da COVID-19 no Brasil. Este artigo objetiva compreender a desinformação propagada durante a desinfodemia de COVID-19 no Brasil como práticas desinformacionais. Baseia-se na análise das declarações públicas do Presidente Jair Bolsonaro durante os dois primeiros anos de pandemia a partir das categorias de desinformação verificadas pela agência de fact-checking Aos Fatos que integram o especial “Todas as declarações de Bolsonaro checadas”. Constata que as declarações do Presidente Jair Bolsonaro relacionadas ao descrédito de autoridades científicas, às distorções sobre a gravidade da doença, às medidas de combate, à eficácia de vacinas e à indicação de medicamentos e tratamentos sem efeito comprovado integram práticas desinformacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Ferreira Marques, Universidade Estadual da Paraíba (UFPB)

    Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB - 2023). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB - 2014). Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar - UNP (2013). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Assessora de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI-UFPB). Representante da UEPB no Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Coordenadora do polo de João Pessoa do curso de Docência em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (2021 até fevereiro de 2023). Representante dos técnicos-administrativos da UEPB no Conselho Superior Universitário, Consuni-UEPB (Biênio 2019/2021). Áreas de interesse: Desinformação, Práticas Informacionais, Regime de desinformação, Comunicação Pública, Educomunicação, Educação, Gestão Pública. Gestão de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

  • Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB).

Referências

AGOSTINHO, Santo. A mentira: contra a mentira. São Paulo: Paulus, 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O Fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01- 17, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Emoções e redes colaborativas na resiliência informacional. Liinc em Revista, Brasília, v. 16, n. 2, p. 1-16, 2020.

BRISOLA, Ana; BEZERRA, Arthur Coelho. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,19., 2018. Londrina. Anais [...].

Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 3316-3330. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819. Acesso em: 19 mai. 2021.

DE FREITAS ROCHA, Eliane Cristina; KREMPSER GANDRA, Tatiane; PEREIRA ROCHA, Janicy Aparecida. Práticas informacionais: nova abordagem para os estudos de usuários da informação. Biblios, Pittsburgh, n. 68, p. 96-109, jul. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562- 47302017000300007&lng=es&nrm=iso. Acesso em 15 mai. 2021.

DUARTE, Newton. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 139-145, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983- 1579.2018v2n11.39568. Acesso em: 16 mai. 2021.

ENTENDA a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19: kit de ferramentas de transformação digital (Documento oficial: nº 9). Washington, D.C.: Organização Panamericana da Saúde, 2020. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet- Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 12 jan 2021.

MAGNUS, David. Risk Management versus the Precautionary Principle: Agnotology as a Strategy in the Debate over Genetically Engineered Organisms. In: PROCTOR, Robert N; SCHIEBINGER, Londa (ed.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008.

MARQUES, Juliana Ferreira. Das práticas desinformacionais ao regime de desinformação: as narrativas do Governo Bolsonaro na pandemia de COVID-19. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação. João Pessoa, 2023.

MIGUEL, Jean Carlos H. Pós-verdade ou produção da ignorância? In: Ciência, negacionismo e desinformação. CTS em foco. n. 05, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Mariana-Lima-29/publication/355436224_Ignorar_os_saberes_do_campo_da_Saude_Coletiva_n egacionismo_e_epistemologias_da_ignorancia/links/6170160e766c4a211cfc554e/I gnorar-os-saberes-do-campo-da-Saude-Coletiva-negacionismo-e-epistemologias-da- ignorancia.pdf#page=55. Acesso em: 10 fev. 2023.

PINTO, Pâmela Araújo; BRASILEIRO, Fellipe Sá; ANTUNES, Maria João Lopes; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia.

Comunicação Pública, v. 15, n. 29, 2020.

PINTO, Pâmela Araújo; BRASILEIRO, Fellipe Sá; ANTUNES, Maria João Lopes; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. Face masks on Instagram: an analysis of public health authorities guidance toward prevention. PROCEDIA COMPUTER SCIENCE, v. 196, p. 409-417, 2022.

POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: decifrar a informação sobre a COVID-19. Paris, França: UNESCO, 2020. Disponível em: https://gcedclearinghouse.org/sites/default/files/resources/210118por.pdf.

Acesso em 2 ago 2021.

PROCTOR, Robert N. Agnotology: A Missing Term to Describe the Cultural Production of Ignorance (and Its Study). In: PROCTOR, Robert N.; SCHIEBINGER Londa. (eds.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira.; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal.; PAULA, Cláudio Paixão Anastácio. Modelos de práticas informacionais. Em Questão, v.

, n. 1, p. 36-61, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19132/1808-

36-61. Acesso em: 21 jan. 2021.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking: approaching information seeing in the context of way of life. Library and Information Science Research, n. 17, p. 259-294, 1995.

SCHATZKI, Theodore. R. The site of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. Pennsylvania: Pennsylvania State University, 2002.

SCHULZ, P. Falsa Ciência e Pós-Ciência? Revista Com Ciência. Labjor. 2018. Disponível em: http://www.comciencia.br/falsa-ciencia-e-pos-ciencia. Acesso em: 08 set. 2022.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: toward na interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an- interdisciplinaryframework-for-researc/168076277c. Acesso em: 03 maio 2021.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinfodemia no contexto da pandemia de COVID-19. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 16, 2020. Disponível em: 10.18617/liinc.v16i2.5391 Acesso em: 22 dez. 2022

AGOSTINHO, Santo. A mentira: contra a mentira. São Paulo: Paulus, 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O Fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01- 17, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Emoções e redes colaborativas na resiliência informacional. Liinc em Revista, Brasília, v. 16, n. 2, p. 1-16, 2020.

BRISOLA, Ana; BEZERRA, Arthur Coelho. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,19., 2018. Londrina. Anais [...].

Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 3316-3330. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819. Acesso em: 19 mai. 2021.

DE FREITAS ROCHA, Eliane Cristina; KREMPSER GANDRA, Tatiane; PEREIRA ROCHA, Janicy Aparecida. Práticas informacionais: nova abordagem para os estudos de usuários da informação. Biblios, Pittsburgh, n. 68, p. 96-109, jul. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562- 47302017000300007&lng=es&nrm=iso. Acesso em 15 mai. 2021.

DUARTE, Newton. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 139-145, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983- 1579.2018v2n11.39568. Acesso em: 16 mai. 2021.

ENTENDA a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19: kit de ferramentas de transformação digital (Documento oficial: nº 9). Washington, D.C.: Organização Panamericana da Saúde, 2020. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet- Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 12 jan 2021.

MAGNUS, David. Risk Management versus the Precautionary Principle: Agnotology as a Strategy in the Debate over Genetically Engineered Organisms. In: PROCTOR, Robert N; SCHIEBINGER, Londa (ed.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008.

MARQUES, Juliana Ferreira. Das práticas desinformacionais ao regime de desinformação: as narrativas do Governo Bolsonaro na pandemia de COVID-19. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação. João Pessoa, 2023.

MIGUEL, Jean Carlos H. Pós-verdade ou produção da ignorância? In: Ciência, negacionismo e desinformação. CTS em foco. n. 05, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Mariana-Lima-29/publication/355436224_Ignorar_os_saberes_do_campo_da_Saude_Coletiva_n egacionismo_e_epistemologias_da_ignorancia/links/6170160e766c4a211cfc554e/I gnorar-os-saberes-do-campo-da-Saude-Coletiva-negacionismo-e-epistemologias-da- ignorancia.pdf#page=55. Acesso em: 10 fev. 2023.

PINTO, Pâmela Araújo; BRASILEIRO, Fellipe Sá; ANTUNES, Maria João Lopes; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia.

Comunicação Pública, v. 15, n. 29, 2020.

PINTO, Pâmela Araújo; BRASILEIRO, Fellipe Sá; ANTUNES, Maria João Lopes; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. Face masks on Instagram: an analysis of public health authorities guidance toward prevention. PROCEDIA COMPUTER SCIENCE, v. 196, p. 409-417, 2022.

POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: decifrar a informação sobre a COVID-19. Paris, França: UNESCO, 2020. Disponível em: https://gcedclearinghouse.org/sites/default/files/resources/210118por.pdf.

Acesso em 2 ago 2021.

PROCTOR, Robert N. Agnotology: A Missing Term to Describe the Cultural Production of Ignorance (and Its Study). In: PROCTOR, Robert N.; SCHIEBINGER Londa. (eds.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira.; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal.; PAULA, Cláudio Paixão Anastácio. Modelos de práticas informacionais. Em Questão, v.

, n. 1, p. 36-61, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19132/1808-

36-61. Acesso em: 21 jan. 2021.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking: approaching information seeing in the context of way of life. Library and Information Science Research, n. 17, p. 259-294, 1995.

SCHATZKI, Theodore. R. The site of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. Pennsylvania: Pennsylvania State University, 2002.

SCHULZ, P. Falsa Ciência e Pós-Ciência? Revista Com Ciência. Labjor. 2018. Disponível em: http://www.comciencia.br/falsa-ciencia-e-pos-ciencia. Acesso em: 08 set. 2022.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: toward na interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an- interdisciplinaryframework-for-researc/168076277c. Acesso em: 03 maio 2021.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinfodemia no contexto da pandemia de COVID-19. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 16, 2020. Disponível em: 10.18617/liinc.v16i2.5391 Acesso em: 22 dez. 2022

Downloads

Publicado

09-09-2024

Edição

Seção

Dossiê: Infodemia e desinformação em contextos de crise

Como Citar

MARQUES, Juliana Ferreira; ALVES, Edvaldo Carvalho; BRASILEIRO, Fellipe Sá. Práticas de desinformação do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 1, p. 77–92, 2024. DOI: 10.5016/jv8svk49. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/611.. Acesso em: 5 dez. 2024.