Do cancelamento ao dispositivo

Discurso de ódio no contexto do consumo

Autores

  • Tânia Hoff ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Ana Catarina Holtz ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Lucas L. Fraga ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

comunicação e consumo, mídia, discurso de ódio, dispositivo

Resumo

Este artigo problematiza o cancelamento como uma manifestação do discurso de ódio no contexto do consumo em sociedades midiatizadas, considerando o cancelamento como um dispositivo, que mobiliza discursos e representações de mundo, pois sua emergência, manutenção e transformação funcionam em rede e envolvem elementos heterogêneos. Para tanto, utilizamos como objeto três situações em que ocorreram boicotes e posicionamentos de consumidores, são eles: i) à cultura russa, decorrente da Guerra da Ucrânia; ii) à franquia de Harry Potter, por conta de declarações preconceituosas da autora J. K. Rowling; e iii) à marca de fast fashion Zara, envolvida em polêmicas raciais e trabalhistas. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Foucault, Courtine, Castro, Da Empoli, Butler, Türcke e Micheletti.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Hoff, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora titular do PPGCOM ESPM-SP. Doutora e mestre pela USP-SP. Líder do GP “BIOCON - Comunicação, Discursos e Biopolíticas do consumo”, certificado pelo CNPq, e coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega - Comunicação, educação e consumo. 

thoff@espm.br

Ana Catarina Holtz, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora do Senac - SP. Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM da ESPM e Mestre pela PUC/SP. É integrante do grupo de pesquisa em Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo, certificado pelo CNPq.

anacholtz89@gmail.com

Lucas L. Fraga, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM da ESPM. Mestre pela mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa em Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo, certificado pelo CNPq.

lucaslf.fraga@gmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

HOFF, T. .; HOLTZ, A. C.; L. FRAGA, L. Do cancelamento ao dispositivo: Discurso de ódio no contexto do consumo. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 2, p. 44–56, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/550. Acesso em: 8 dez. 2023.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ÓDIO, VIOLÊNCIA, NEGAÇÃO E EXCLUSÃO DOS OUTROS NA SOCIEDADE MIDIATIZADA