Comunicação Digital e Cidadania

A Atuação de Movimentos Sociais e Contramovimentos Durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Movimentos Sociais, Contramovimentos, Pandemia de Covid-19

Resumo

No Brasil, a pandemia de Covid-19 promoveu uma disputa de narrativas entre movimentos sociais e contramovimentos em torno da gravidade e das formas de enfrentamento da pandemia. Por meio da revisão sistemática da literatura este texto apresenta uma reflexão sobre o desempenho dos movimentos sociais frente os impactos da pandemia e a mobilização causada por contramovimentos, enfatizando a importância da comunicação digital no contexto. A crise provocada pela pandemia de Covid-19 deve ser tratada como um momento de ruptura que trouxe mudanças significativas em nossas vidas e nossas sociedades. É imperativo compreender a dinâmica estabelecida entre movimentos sociais e contramovimentos durante a pandemia de Covid-19 para que sejam assegurados os valores cidadãos durante e após a crise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Doutora em Ciências Sociais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (2010). Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2020). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov).

    caroline.luvizotto@unesp.br

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: COMUNICAÇÃO DIGITAL, REDES E CIDADANIA

Como Citar

LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Comunicação Digital e Cidadania: A Atuação de Movimentos Sociais e Contramovimentos Durante a Pandemia de Covid-19. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 61–72, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/542.. Acesso em: 19 abr. 2024.