Plataformas, algoritmos e consumo televisivo

considerações sobre escolhas da audiência em um ambiente de múltipla oferta

Autores

  • Vanessa Scalei PUCRS
  • Mágda Rodrigues da Cunha ALAIC

Palavras-chave:

audiência, consumo, plataformas

Resumo

As escolhas da audiência sobre o que consumir na programação midiática sempre foram repletas de variáveis, preferências, conversações e indicações de parentes, amigos ou colegas de trabalho. O processo nunca foi linear ou pacífico como muitas vezes a ciência e a própria mídia imaginaram. Estas decisões, no entanto, se observadas em cruzamento com as transformações do ecossistema de comunicação, na soma de camadas tecnológicas, e na participação constante do próprio público, assumem características complexas. Neste texto, o objetivo é discutir as variáveis envolvidas na opção sobre o que consumir. Conceitos relacionados à ecologia da mídia, plataformas, algoritmos e consumo apoiam a análise resultante de investigação sobre o público. Selecionar passa a ser uma esfera cada vez mais relevante no trajeto do usuário.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Scalei, PUCRS

    Jornalista, doutora em Comunicação pela PUCRS, integrante do Obitel Brasil - Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva.

    vanessa.scalei@gmail.com

  • Mágda Rodrigues da Cunha, ALAIC

    Jornalista, doutora em Letras pela PUCRS e vice-coordenadora do GT19 (Comunicação Digital, Redes e Processos) da ALAIC - Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação.

    magda.cunha@gmail.com

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Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: COMUNICAÇÃO DIGITAL, REDES E CIDADANIA

Como Citar

SCALEI, Vanessa; RODRIGUES DA CUNHA, Mágda. Plataformas, algoritmos e consumo televisivo: considerações sobre escolhas da audiência em um ambiente de múltipla oferta. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 91–105, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/535.. Acesso em: 27 jul. 2024.