As novas formas comunicativas na contemporaneidade: documentário transmídia e preservação de saberes

Autores

  • Vicente Gosciola Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi
  • Urbano Lemos Jr Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Documentário Transmídia, Saberes, Comunidades Virtuais, Hibridismo

Resumo

O artigo analisa a multiplicidade midiática e a participação dos usuários no processo de construção da informação na contemporaneidade. Neste cenário, o documentário encontra na narrativa transmídia uma possibilidade de adotar múltiplas linguagens por meio do cruzamento de conteúdos em diferentes mídias. Deste modo, a pesquisa de caráter bibliográfico, debate como o documentário trasmidiático pode contribuir para salvaguardar saberes de uma comunidade, considerados patrimônios culturais. Para tanto, o estudo recorre aos escritos de Jenkins, Gosciola e Renó para discorrer sobre documentário transmídia. Os resultados da pesquisa mostram que nos dias de hoje, a multiplicidade de vozes encontra na multiplicidade de registros a perpetuação de saberes e fazeres por meio da constituição de comunidades virtuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vicente Gosciola, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

    Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

  • Urbano Lemos Jr, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Educação, pós-graduado em Teorias da Comunicação e graduado em Jornalismo.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

GOSCIOLA, Vicente; LEMOS JR, Urbano. As novas formas comunicativas na contemporaneidade: documentário transmídia e preservação de saberes. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 16, n. 2, p. 64–76, 2021. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/503.. Acesso em: 18 jul. 2024.