A produção no telejornalismo regional: uma cobertura em tempos de pandemia no interior de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Telejornalismo, Regionalismo, Ecologia dos meios, Coronavírus, TV TEM

Resumo

A nova ecologia dos meios de comunicação (SCOLARI, 2015) que se desenhou entre as afiliadas da TV Globo no interior de São Paulo denota um processo de midiatização regionalizado. Com o objetivo de investigar as subdivisões existentes no Estado, esta pesquisa visa identificar este cenário e analisar uma das regiões. Como objeto foi recortado o telejornalismo da TV TEM Bauru Marília e Região, a partir da produção regional. Como instrumental metodológico, além da pesquisa bibliográfica, observação virtual e entrevistas, caracterizando um estudo de caso. Buscou-se responder à questão de como a produção regional vem se adaptando às imposições do novo coronavírus? Ao final, foi possível identificar novas práticas sociais no telejornalismo regional, em função das restrições do isolamento social e proteção da saúde dos profissionais de jornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valquiria Aparecida Passos Kneipp, UFRN

    Pós-doutoranda em Comunicação (Unesp – Bauru) – 2020/2021, doutora e mestre em Ciência da Comunicação – (Escola de Comunicações e Artes da USP), graduada Comunicação Social – Jornalismo (Unesp – Bauru), professora Associada do curso de Jornalismo e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), líder da linha de Estudos da Mídia e Práticas Sociais do grupo de Estudos da Nova Ecologia dos Meios do CNPq, Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023). Foi diretora científica da Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias Visual e Audiovisual (2008-2011), coordenadora (2017-2019) e vice-coordenadora (2013-2017) do programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, vice-coordenadora do grupo de Pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia do CNPq (2017-2019).

  • Luciano Victor Barros Maluly, Escola de Comunicações e Artes - USP

    Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Doutorado em Ciências da Comunicação (2002) e Livre-Docência (2016), ambos pela Universidade de São Paulo, além de Pós-Doutorado na Universidade do Minho, em Portugal (2011). Atua como professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiojornalismo e jornalismo esportivo

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

A produção no telejornalismo regional: uma cobertura em tempos de pandemia no interior de São Paulo. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 16, n. 2, p. 35–50, 2021. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/495.. Acesso em: 5 mar. 2024.