Comprando identidades em um mundo globalizado

uma análise da campanha de 50 anos da marca Vans

Autores

  • Luis Henrique Bottoni Universidade Feevale
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale
  • Gabriel Daudt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i2.480

Palavras-chave:

Cultura, Consumo, Identidade, Globalização

Resumo

Para parte considerável da sociedade contemporânea, a globalização modifica o conceito inicial de identidade nacional segundo alguns autores, complexificando sua concepção atual, quando se considera o consumo. A busca pela conexão, pelo sentimento de pertença e afirmação, é extraída do consumo de produtos com valor simbólico prometido. A partir desse contexto, realiza-se a análise da campanha The Story of Vans, de 50 anos da marca Vans, e seus desdobramentos. Essa campanha busca demonstrar valores de cenas musicais, esportes radicais, arte e moda, relacionados à marca Vans. A busca é por uma demonstração de como a Vans apropria-se de diversos valores culturais para vender mais que um tênis, mas uma identidade dentro de uma subcultura.

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Biografia do Autor

  • Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

    É doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Fez Estágio de Doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, em Paris (2003-2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale, no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

  • Gabriel Daudt, Universidade Feevale

    Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (RS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e 20 anos de atuação em agências de comunicação. Atualmente é Professor de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual na Universidade Feevale e Diretor de Criação da Agecom - Agência Experimental de Comunicação da Feevale.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

BOTTONI, Luis Henrique; MONTARDO, Sandra Portella; DAUDT, Gabriel. Comprando identidades em um mundo globalizado: uma análise da campanha de 50 anos da marca Vans. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 2, p. 66–79, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i2.480. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/480.. Acesso em: 19 dez. 2024.