A produção de sentidos em discursos jornalísticos por meio de estratégias de imagem
Palavras-chave:
Estratégias de imagem; Produção de sentidos; Discurso jornalístico; Autorreferência; Heterorreferência.Resumo
RESUMO
Propomos pensar como os discursos jornalísticos utilizam-se de estratégias de imagem para produzirem sentidos em seus discursos, tendo como pano de fundo o cenário da midiatização, por meio de fenômenos reconhecidos como autorreferência e heterorreferência (LUHMANN, 2005). Focalizamos essa questão no jornal impresso, em que, a nosso ver, estas estratégias estão presentes na forma do jornal (apresentação gráfica, cores, slogans, layout, etc); na utilização de fotografias, desenhos, gráficos, entre outras representações icônicas e indiciais; e no ethos discursivo, ou seja, na imagem que o jornal constrói de si ao enunciar o seu discurso. Ilustramos nossa reflexão por meio da análise da sequência de reportagem do jornal Diário de Santa Maria, no período de campanha para as eleições municipais de 2008, em Santa Maria (RS).
Palavras-chave: Estratégias de imagem; Produção de sentidos; Discurso jornalístico; Autorreferência; Heterorreferência.
RESUMEN
Se propone pensar cómo los discursos periodísticos utilizan las técnicas de imagen para producir sentidos en sus discursos, teniendo en cuenta el escenario de la mediatización, a través de los fenómenos conocidos como autoreferencia y heteroreferencia (LUHMANN, 2005). Nos centramos esta cuestión en el periódico impreso en el que, en nuestra opinión, estas estrategias están presentes en la forma (presentación gráfica, colores, lemas, diseño, etc); en el uso de fotografías, dibujos, cuadros y otras representaciones icónicas y contextuales; y en el ethos discursivo, es decir, en la imagen que el periódico construye de sí mismo cuando enuncia su discurso. Se ilustra la reflexión mediante el análisis de la secuencia de un reportaje del Diário de Santa Maria, en el período de campaña para las elecciones locales de 2008, en Santa Maria (RS).
Palabras clave: Estrategias de imagen; Producción de sentidos; Discurso periodístico; Autoreferencia; Heteroreferência.
ABSTRACT
We propose thinking about how journalistic discourses use imaging strategies to produce of senses in their discourses, in the scenery of mediatization, through the phenomena known as self-reference and hetero-reference (LUHMANN, 2005). We focus on this issue in the printed newspaper, in our view where these strategies are present in the form of newspaper (layout, colors, slogans, etc); in the use of photographs, drawings, charts, and other iconic and indexical representations; and in the discursive ethos, i.e., in the image that the newspaper constructs about itself when announcing its discourse. We illustrate our reflection by analyzing the sequence of a report in Diário de Santa Maria, in the campaign period for local elections, 2008, in Santa Maria (RS).
Keywords: Imaging strategies; Production of senses; Journalistic discourse, Selfreference; Hetero-reference.
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