Os nomes da Operação Lava Jato: aproximações e apropriações do entretenimento no campo político

Autores

  • Anita Gonçalves Hoffmann
  • Luis Mauro Sá Martino

Palavras-chave:

entretenimento; política; mídia; Lava Jato.

Resumo

RESUMO

A associação entre entretenimento e política vem sendo apontada por diversas autoras e autores, como Katz e Dayan (1990), Street (2001), Meyer (2002), Van Zoonen (2004) e Martino (2011) como uma das principais características contemporâneas. Este artigo delineia o uso de nomes relacionados com mídia e entretenimento na designação das fases da chamada “Operação Lava Jato”, deflagrada pela Polícia Federal em 2014. A partir de pesquisa documental sobre a origem e o uso dos nomes, o artigo sugere que o uso desse tipo de designação articula o que seria, de outra maneira, uma operação policial, com a lógica do ambiente midiático, permitindo uma maior divulgação e compreensão.

Palavras-chave: entretenimento; política; mídia; Lava Jato.

 

RESUMEN

La asociación entre entretenimiento y política viene siendo apuntada por diversos autores, como Katz y Dayan (1990), Street (2001), Meyer (2002), Van Zoonen (2004) y Martino (2011) como una de las principales características contemporáneas. Este artículo se delinea el uso de nombres relacionados con medios y entretenimiento en la designación de las fases de la llamada “Operación Lava Jato”, desencadenada por la Policía Federal en 2014. A partir de la investigación documental sobre el origen y el uso de los nombres, el artículo sugiere que el uso de este tipo de designación articula lo que sería de otra manera una operación policial, con la lógica del ambiente mediático, permitiendo una mayor divulgación y comprensión.

Palabras clave: entretenimiento; política; medios; Operación Lava Jato.

 

ABSTRACT

The association between politics and entertainment has been pointed by several researchers (e.g. Katz and Dayan, 1990; Street, 2001; Meyer, 2002, Van Zoonen 2004, Martino, 2011) as one of the main features of contemporary political communication. This paper investigates the use of media and entertainment related names to noun the stages of a Brazilian Federal Police investigation on political corruption, the “Operação Lava Jato”. Grounded on documentary research, this paper argues that the use of media-related names makes what would otherwise be only a political operation into a media event.

Keywords: entertainment; politics; media; Lava Jato Operation.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

GONÇALVES HOFFMANN, Anita; MAURO SÁ MARTINO, Luis. Os nomes da Operação Lava Jato: aproximações e apropriações do entretenimento no campo político. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 12, n. 3, p. 145–157, 2017. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/34.. Acesso em: 19 dez. 2024.