Hermenêutica e Comunicação - Apontamentos para uma teoria narrativa da mídia
Palavras-chave:
Hermenêutica; Comunicação; Narrativas.Resumo
RESUMOO presente texto apresenta uma introdução à metodologia hermenêutica, com ênfase na obra de Paul Ricoeur da qual se resumem os principais livros. O objetivo é comparar suas ideias (e leituras filosóficas, literárias e científicas) sobre a unidade narrativa entre história e ficção, uma estrutura meta histórica, com autores afins das áreas de ciências sociais, artes dramáticas e comunicação social. E o resultado é a possibilidade de construção hermenêutica de uma 'meta comunicação social', ampliando a consciência narrativa que a mídia tem de si mesma.
Palavras-chave: Hermenêutica; Comunicação; Narrativas.
RESUMEN
Este artículo presenta una introducción a la metodología hermenéutica, con énfasis en la obra de Paul Ricoeur - de los cuales se resumen los principales libros. El objetivo es comparar sus ideas (y las lecturas filosóficas, literarias y científicas) en la unidad narrativa entre historia y ficción, una estructura de meta histórica, con los autores de las ciencias sociales relacionadas, las artes y los medios de comunicación. Y el resultado es la posibilidad de construir una hermenéutica de la 'meta medios de comunicación, la expansión de la conciencia narrativa de los medios de comunicación que tiene de sí misma.
Palabras clave: Hermenéutica; Comunicación; Narración.
ABSTRACT
This paper presents an introduction to hermeneutical methodology, with emphasis on the work of Paul Ricoeur - of which summarizes the main books. The goal is to compare their ideas (and philosophical readings, literary and scientific) on the narrative unity between history and fiction, a historical goal structure, with the authors of the related social sciences, arts and media. And the result is the possibility of constructing a hermeneutics of 'meta media', expanding consciousness narrative that the media has of itself.
Keywords: Hermeneutics; Communication; Narratives.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-08-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
BOLSHAW GOMES, Marcelo. Hermenêutica e Comunicação - Apontamentos para uma teoria narrativa da mídia. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 7, n. 2, p. 26–46, 2012. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/285.. Acesso em: 19 dez. 2024.