Meras coincidências: as estratégias e as tramas do acontecimento fabricado
Palavras-chave:
Acontecimento; Pseudo-acontecimento; Estratégia; Públicos; Opinio pública.Resumo
RESUMO
O trabalho analisa o processo de criação de um pseudo-acontecimento a partir de uma obra de ficção - o filme Mera Coincidência. Propõe uma reflexão sobre as estratégias utilizadas para a fabricação de um acontecimento, a relação que se estabelece com a mídia e o envolvimento dos públicos neste processo. Toma por base teórica a abordagem hermenêutica do acontecimento - com ênfase na distinção entre acontecimento existencial e acontecimento-objeto - e estudos sobre propaganda e formação de opinião pública. A análise evidencia a complexidade na formação da trama da opinião pública, onde fatos e interpretações se emaranham e associam pseudo-acontecimentos e acontecimentos reais.
Palavras-chave: Acontecimento; Pseudo-acontecimento; Estratégia; Públicos; Opinio pública.
RESUMEN
El trabajo analiza el proceso de creación de un pseudo-acontecimiento desde una obra de ficción - la película Wag the Dog. Propone una reflexión sobre las estrategias utilizadas para la fabricación de un acontecimiento, su relación con los medios de comunicación y la participación de los póblicos en este proceso. Se basa en el enfoque hermenéutico del acontecimiento y en los estudios teóricos sobre propaganda y la formación de la opinión pblica. El análisis pone de relieve la complejidad de formación de la trama de la opinión pública, donde los hechos y las interpretaciones son entrelazados y asocian pseudo-acontecimientos y acontecimientos reales.
Palabras clave: Acontecimientos; Pseudo-acontecimientos; Estrategia; Públicos; Opinión pblica.
ABSTRACT
The paper analyzes the process of creating a pseudo-event from a product of fiction - the movie Wag the Dog. It proposes a reflection on the strategies used for the manufacture of an event, the relationships with the media and the involvement of many publics in this process. The discussion is based on the hermeneutic approach of the events and theoretical studies on propaganda and public opinion formation. This analysis highlights the complexity of the plot in the formation of public opinion, where facts and interpretations are entangled and associate pseudo and real events.
Keywords: Events; Pseudo-events; Strategy; Publics; Public opinion.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.