La percepción de los factores de influencia por los periodistas dentro de la cultura periodística de España
Palavras-chave:
Mundo de lo periodismo; Cultura periodística; Factores de influencia; España.Resumo
RESUMEN
En este artículo perfilamos a través de un trabajo de campo empírico la percepción de los factores de influencia por parte de los periodistas dentro de la cultura periodística de España. Nuestro estudio emprico está basado en el proyecto internacional Worlds of Journalism (WoJ), de cará cter cuantitativo y dirigido por Hanitzsch (2009). El objetivo es conocer la percepción que tienen los periodistas de los factores de influencia contextuales. Los resultados obtenidos muestran que los periodistas españoles perciben las influencias de los factores más cercanos a ellos con mayor intensidad. Ya que nuestro análisis muestra una mayor interferencia de estos factores en la rutina profesional de los periodistas.
Palabras clave: Mundo de lo periodismo; Cultura periodística; Factores de influencia; España.
RESUMO
Neste artigo, vamos descrever por meio de uma pesquisa de campo empírica fatores de influência percebida pelos jornalistas dentro da cultura jornalística da Espanha. Para chegar a uma maior compreensão do contexto profissional, usamos o conceito de cultura jornalística baseado na linha fina entre culturas nacionais e do conceito universal da cultura como um estilo de vida. Nosso estudo empírico baseia-se no projeto Worlds of Journalism (WoJ), de caráter quantitativo dirigido por Hanitzsch (2009). O objetivo é conhecer a percepção que os jornalistas têm dos fatores de influêcia cultural. Os resultados mostram que os jornalistas espanhóis percebem as influências dos fatores mais próximos a eles com mais intensidade. Nossa análise mostra maior interferência destes fatores na rotina profissional dos jornalistas.
Palavras-chave: Mundo do jornalismo; Cultura Jornalística; Fatores de Influência; Espanha.
ABSTRACT
In this article we analyze journalists perceptions of the influence factors within the journalistic culture of Spain. In order to reach a greater understanding of the professional context we use the concept of journalistic culture that is based on the thin line between national cultures and the universal concept of culture as a way of life. Our empirical study is based on the international quantitative project Worlds of Journalism (WoJ), directed by Hanitzsch (2009). The objective is to determine the perception of the influence of contextual factors. The results show that Spanish journalists perceive the influences of the factors closest to them more intensively. As our analysis shows, Spanish journalistic culture portrays a greater interference of these factors within the routine of news professionals.
Keywords: Worlds of journalism; Journalism culture; Influencing factors; Spain.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.