O desvendar da enunciação no curta-metragem "Vida Maria"

Autores

  • Marinês Andrea Kunz
  • Ana Paula Marques Cianni de Oliveira

Palavras-chave:

Animação; Enunciação fílmica; Vida Maria.

Resumo

Resumo

Este artigo analisa os aspectos enunciativos e os significados por eles instituídos no curta-metragem de animação Vida Maria (2006), de Mário Ramos, a partir de conceitos da teoria da narrativa de Gérard Genette e, no âmbito da análise fílmica, do arcabouço teórico de Arlindo Machado e de Jacques Aumont, para amparar a análise conceitual sobre enunciação, em especial na linguagem cinematográfica, transposta à animação em questão.

Palavras-chave: Animação; Enunciação fílmica; Vida Maria.

 

Resumen

En este artículo se analizan los factores enunciativos y los significados que ellos instituen en el cortometraje de animación Vida María (2006), de Mário Ramos, basado en los conceptos de la teoria narrativa de Genette y, en el análisis de la película, el marco teórico de Arlindo Machado y Jaques Aumont, para apoyar el análisis conceptual de la enunciación, especialmente en el lenguaje cinematográfico, traducido a la animación em cuestión.

 

Palabras clave: Animación; Enunciación fílmica; Vida María.

 

Abstract

This article analyzes the factors and the meanings established by them in the short animation film Vida Maria (2006), by Mario Ramos, through Gérard Genette’s narrative theory concepts and, under the film analysis, the theoretical basis of Arlindo Machado and Jacques Aumont, which supports the enunciation concepts analysis, especially in film language, in this case transposed to animation.

 

Keywords: Animation; Filmic enunciation; Vida Maria.

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Publicado

01-04-2013

Como Citar

ANDREA KUNZ, Marinês; PAULA MARQUES CIANNI DE OLIVEIRA, Ana. O desvendar da enunciação no curta-metragem "Vida Maria". Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 8, n. 1, p. 76–95, 2013. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/250.. Acesso em: 17 nov. 2024.