Comunicação organizacional frente à flexibilidade de um novo paradigma social

Autores

  • Marlene Branca Sólio

Palavras-chave:

Sociedade da tecnologia. Real/Virtual. Formal/Informal. Discurso. Tempo/espaço.

Resumo

Resumo

O artigo reflete, à luz do Paradigma de Complexidade, a informalidade como manifestação de uma nova estrutura societal, na qual concreto/abstrato, presente/futuro, certo/errado, virtual/real perdem forma e contorno fixos. Busca tensionar conceitos como tempo, espaço, lugar, território/fronteira em relação a conceitos como virtual e atual, enlaçados na economia e na política. Ao longo da pesquisa Responsabilidade Social Empresarial: Como a sociedade interpreta esse discurso, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul,  entrevistas em profundidade com líderes comunitários e análise de conteúdo de peças institucionais de três organizações expuseram paradoxo importante, que buscamos problematizar neste artigo: comportamento formal e vertical frente a um discurso de informalidade e flexibilização ostentado nas interfaces da comunicação, que buscam revelar, também, comportamento de Responsabilidade Social Empresarial, não confirmada, na percepção dos líderes comunitários (sociedade).

 

Palavras-chave: Sociedade da tecnologia. Real/Virtual. Formal/Informal. Discurso. Tempo/espaço.

 

 

Resumen

En este artículo se pensa, a la luz del paradigma de la complejidad , la informalidad como una manifestación de una nueva estructura social en la que concreto/ abstracto, presente/futuro, correcto/incorrecto virtual/real de perder la forma y el contorno fijo. Tiene la intención de tensión conceptos tales como tiempo, espacio, lugar, territorio/ frontera en relación con conceptos como virtual y real, entrelazados en la economía y la política. A lo largo de este estudio "La Responsabilidad Social Corporativa : Como sociedad interpreta este discurso ", desarrollado en la Universidad de Caxias do Sul, entrevistas en profundidad con líderes comunitarios y análisis de contenido de las piezas institucionales de tres organizaciones han expuesto importante paradoja, que buscamos problematizar este artículo: Comportamiento formal y en posición vertical para un discurso de la informalidad y flexibilidad lucía en las interfaces de comunicación, buscando también revelar el comportamiento de la RSE, que no se confirmó en la percepción de los líderes de la comunidad ( de la sociedad ) .


Palabras clave: Sociedad de la tecnología . Virtual/Real. Formal/Informal . Discurso . Tiempo/espacio.

 

 

Abstract

This article reflects, through the paradigm of complexity, the aspecto f informality as a new manifestation of societal structure in which concrete/abstract, present/future, right/wrong, virtual/real lose shape and  fixed contour. We aim to confront concepts such as time, space, place, territory/border in relation to the notions of virtual and actual, entwined in economics and politics. Along this research developed at Universidade de Caxias do Sul, we did in-depth interviews with community leaders and content analysis of corporate press content from three organizations. This have exposed an important paradox which we seek to discuss: formal and upright behavior opposite to a discourse of informality and flexibility in communication interfaces, seeking to reveal, too, Corporate Social Responsibility behavior, which was not confirmed by the perception of community leaders (society).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-12-2014

Como Citar

BRANCA SÓLIO, Marlene. Comunicação organizacional frente à flexibilidade de um novo paradigma social. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 9, n. 3, p. 41–55, 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/171.. Acesso em: 8 set. 2024.