Cultura da música na era digital sob a ótica das mediações

Autores

  • Tatiana Rodrigues Lima

Palavras-chave:

Música; Mediações; Comunicação.

Resumo

Resumo

____________________________________________________________________

  Apresentamos abordagem da cultura musical contemporânea sob a ótica das mediações comunicativas da cultura. O texto busca aplicar a teoria das mediações estabelecendo relações com a cultura da música. Sustenta que a digitalização completa da cadeia musical ampliou as mediações em torno da música e, para isso, toma como eixo principal as reflexões de Martín-Barbero, articulando também as relações entre música e construção identitária, mencionando casos concretos que envolvem a cultura musical e a economia da música. Nas conclusões, procura-se estabelecer ligações entre as mediações discutidas separadamente ao longo do texto de forma a verificar de que maneira os operadores acionados podem contribuir para compreender complexidade das relações entre música e comunicação na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Música; Mediações; Comunicação.

 

Resumen

______________________________________________________________________

 Acercamiento de la cultura musical contemporánea desde la perspectiva de las mediaciónes comunicativas de la cultura. El texto busca aplicar la teoría de las mediaciones a la cultura de la música. Mantiene que la digitalización completa de la cadena musical extendió las mediaciones torno a la música y, por tanto, tiene como eje principal las reflexiones de Martín-Barbero, y también la articulación de la relación entre la música y construcción de la identidad, citando casos concretos que implican la cultura de la música y economía de la música. Las conclusiones tratan de establecer vínculos entre las mediaciones discutidos por separado en el texto a fin de verificar cómo los operadores activados pueden contribuir a entender la complejidad de la relación entre la música y la comunicación en la contemporaneidad.

 

Palabras clave: Música; Mediaciones; Comunicación.

 

Abstract

______________________________________________________________________

 Approach of contemporary musical culture from the perspective of communicative mediation of culture. The text seeks to apply the theory of mediations establishing relationships with the music culture. It maintains that the complete digitization of the musical chain increased forms of mediations around music and therefore has as its main axis the reflections of Martin-Barbero, and also establishes relationships between music and identity construction, citing specific cases involving music and culture music economy. The conclusions aim to establish links between mediations discussed separately in the text to check how operators utilized can contribute to understand the complex relationships between music and communication in contemporaneity.

 

Keywords: Music;  Mediation; Communication.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-04-2015

Como Citar

RODRIGUES LIMA, Tatiana. Cultura da música na era digital sob a ótica das mediações. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 10, n. 1, p. 124–137, 2015. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/161.. Acesso em: 6 nov. 2024.