A mídia e o debate público sobre controle do tabaco: entre a saúde e a economia

Autores

  • Rudimar Baldissera
  • Basilio Sartor
  • Carlise Schneider

Palavras-chave:

Comunicação; Representações; Debate público; Mídia; Tabaco.

Resumo

Resumo

A produção e a comercialização do tabaco têm sido objeto de um intenso debate público em nível mundial e, particularmente, no Brasil. Além de aspectos econômicos e políticos, o tema do controle do tabaco implica questões socioculturais (símbolos, discursos, representações). Nesse contexto, a mídia apresenta-se como arena privilegiada para as disputas simbólicas entre empresas, ONGs, órgãos governamentais e outros agentes envolvidos no embate. Nessa perspectiva, o artigo tem como objetivo analisar as representações do debate público sobre controle do tabaco em matérias jornalísticas brasileiras sobre a 5ª Conferência das Partes (COP 5), evento voltado à promoção de políticas antitabagistas em todo mundo. A partir da análise, afirma-se que tais representações tendem a enfatizar os aspectos econômicos do debate em detrimento das questões ligadas à saúde pública e ao meio ambiente.       

 

Palavras-chave: Comunicação; Representações; Debate público; Mídia; Tabaco.

 

 

Resumen

 La producción y la comercialización del tabaco han sido objeto de un intenso debate público en nível mundial y particularmente en Brasil. Además de los aspectos económicos y políticos, el tema del control del tabaco implica cuestiones socioculturales (símbolos, discursos, representaciones). En este contexto, los medios se presentan como uma arena privilegiada para las disputas simbólicas entre empresas, ONG, agencias gubernamentales y otros agentes envueltos en la confrontación. En esta perspectiva, el artículo objetiva analizar las representaciones del debate público sobre el control del tabaco en los artículos periodísticos brasileiros acerca de la Quinta Reunión de la Conferencia de las Partes (COP5), un evento destinado a promover políticas antitabaco en todo el mundo. A partir del análisis, se argumenta que tales representaciones del debate tienden a enfatizar  aspectos económicos em detrimento de cuestiones relativas a la salud pública y el medioambiente.

 

Palabras clave: Comunicación; Representaciones; Debate público; Medios de comunicación; Tabaco.

 

 

 

Abstract

 The production and commercialization of tobacco have been subject of an intense public debate worldwide and particularly in Brazil. Beyond economic and political aspects, the topic of tobacco control implies sociocultural issues (symbols, discourses, representations). In this context, the media presents itself as a privileged space for symbolic disputes between companies, NGOs, governmental agencies and others agents involved in the clash. In this perspective, the article intends to analyze the representations of public debate on tobacco control in Brazilian newspaper features concerning the 5th Session of the Conference of the Parties (COP5), an event aimed at the promotion of anti-smoking policies in the whole world. From the analysis, it is argued that such representations of the debate tend to emphasize its economic aspects over issues related to the public health and the environment.

 

Keywords: Communication; Representations; Public debate; Media; Tobacco.

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Publicado

01-08-2015

Como Citar

BALDISSERA, Rudimar; SARTOR, Basilio; SCHNEIDER, Carlise. A mídia e o debate público sobre controle do tabaco: entre a saúde e a economia. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 10, n. 2, p. 12–27, 2015. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/140.. Acesso em: 17 nov. 2024.