Adeus À Moral Binária: Tomboy e A Imagem Do Outro Como Diferença
Palavras-chave:
Tomboy; Alteridade; Diferença; Moral; Cinema.Resumo
Resumo
Pretende-se desenvolver uma desconstrução da imagem do outro como diferença na pós-modernidade a partir da análise fílmica de Tomboy - drama francês de 2011, escrito e dirigido por Céline Sciamma. A história é de Laure, uma criança que assume uma expressão de gênero considerada tipicamente masculina, contrariando sua designação de gênero do nascimento. Problematiza-se: o que transforma o outro em um monstro moral? Utilizam-se os conceitos de diferença de Gilles Deleuze e moral de Friedrich Nietzsche como chave para a leitura do filme. Desvela-se, a partir da análise, que a moral, mãe de Laure, tem a finalidade de normatizar o outro – Laure -, pois este, enquanto diferença (tomboy/Mickäel), posiciona-se à margem do modelo, transgredindo os valores morais da sociedade na qual está inserido.
Palavras-chave: Tomboy; Alteridade; Diferença; Moral; Cinema.
Resumen
Tenemos la intención de desarrollar una deconstrucción de la imagen del otro como diferencia en la posmodernidad a través del análisis de la película Tomboy - drama francés, de 2011, escrita y dirigida por Céline Sciamma. La historia es de Laure, un niño que asume una expresión de género considerada típicamente masculina, en contraposición de suya designación de género en el nacimiento. El problema: ¿Lo que hace el otro un monstruo moral? Utilizamos los conceptos de diferencia y moral de Gilles Deleuze y Friedrich Nietzsche como una clave de lectura de la película. El análisis desvela que la moral, la madre de Laure, está destinada a estandarizar el otro - Laure -, porque este, como diferencia (tomboy/Mickael), está posicionado para el margen del modelo, rompiendo con los valores morales de la sociedad.
Palavras clave: Tomboy; Alteridad; Diferencia; Moral; Cinema.
Abstract
We intend to develop a deconstruction of the other’s image as difference on postmodernity by the film analysis of Tomboy - French drama released in 2011, written and directed by Céline Sciamma. It’s Laure’s story. A child that assumes a gender expression considered typical of men, opposing to its birth’s gender designation. The problem: what transforms the other in a moral monster? We use Deleuze’s difference and Nietzsche’s moral as a key to the film analysis. The analysis highlights that moral, Laure’s mom, has the finality to standardize the other – Laure -, because the other, as difference (tomboy/Mickäel), is on the margins of the model, transgressing society moral values.
Keywords: Tomboy; Alterity; Difference; Moral; Cinema.
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