O jovem urbano ruralizado: análise da comunicação no "mundo rural digital"
Palavras-chave:
Jovem urbano ruralizado; Comunicação; Rede Social Virtual; Pesquisa Netnográfica; Facebook.Resumo
RESUMO
Apesar de residir na cidade, ter acesso às novas tecnologias e estar conectada ao mundo globalizado, uma grande parcela da juventude urbana atual tem um modo de vida com estilo ruralizado. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a comunicação entre os “jovens urbanos ruralizados”, por meio detrês comunidades da rede social Facebook. Utilizou-se para isso a metodologia netnográfica, que possibilita a observação virtual do comportamento e da comunicação dos usuários. Concluiu-se que a cultura rural atual dissemina uma linguagem própria, na qual o receptor, ao compartilhar as mensagens da comunidade a que pertence, torna-se emissor desta cultura, reforçando seus hábitos e tendências.
Palavras-chave: Jovem urbano ruralizado; Comunicação; Rede Social Virtual; Pesquisa Netnográfica; Facebook.
RESUMEN
A pesar de vivir en la ciudad y tener acceso a las nuevas tecnologías que nos conectan con el mundo globalizado, una gran parte de la juventud urbana actual lleva un modo de vida ruralizado. El objetivo de este estudio fue analizar la comunicación de los "jóvenes urbanos ruralizados" a través de las comunidades de la red social Facebook. Para ello, se utilizó una metodología netnográfica, que posibilita la observación virtual del comportamiento y de la comunicación de los usuarios. Se concluyó, que la cultura rural actual disemina un lenguaje propio, en el cual el receptor, al compartir los mensajes de la comunidad a la que pertenece, se hace emisor de dicha cultura, reforzando así sus hábitos y tendencias.
Palabras clave: Joven urbano ruralizado; Comunicación; Red Social Virtual; InvestigaciónNetnográfica; Facebook.
ABSTRACT
Although living in the city and having access to new technologies that connect with the globalized world, a large part of today's youth takes a countrified way of life.The objective of this study was to analyze the communication of urban countrified young men through Facebook social network communities. It was used for thisnetnography methodology, which allows virtual observation of behavior and the individual communication. Conclude that the current rural culture spreads a language in which, the receiver sharing the community's messages, becomes emitter of this culture, thus strengthening their habits and trends.
Keywords: Urban countrified young man; Communication; Social Network; Netnography Search; Facebook.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.