Chayene, de Sobradinho para o mundo: identidade cultural na pós-modernidade
Palavras-chave:
Telenovela; Identidad Cultural; Piauí; ChayeneResumo
RESUMO
Esta pesquisa analisa a forma como o sujeito pós-moderno e sua identidade cultural são representados pela personagem Chayene, antagonista da telenovela “Cheias de Charme”, exibida pela Rede Globo. A telenovela brasileira, caracterizada pela estreita relação que mantem com a realidade sociocultural do país, introduziu em seu expediente a transitoriedade da construção identitária dos sujeitos. Por essa razão, se apresenta como bom laboratório para analisar questões relacionadas à diferenciação, hibridização e multiculturalismo.
Palavras-chave: Telenovela; Identidade Cultural; Piauí; Chayene
RESUMEN
Esta investigación examina cómo el sujeto posmoderno y su identidad cultural está representada por el personaje Chayene, antagonista de la telenovela "Cheia de Charme", transmitida por la Red Globo. La telenovela brasileña, que se caracteriza por mantener una estrecha colaboración con la realidad socio-cultural del país, presentó en su trama la fugacidad de la construcción de la identidad del sujeto. Por este motivo, aparece como buen laboratorio para analizar los temas relacionados con la diferenciación, la hibridación y la multiculturalidad.
Palavras-clave: Telenovela; Identidad Cultural; Piauí; Chayene
ABSTRACT
This research examines how the postmodern subject and its cultural identity are represented by Chayene, which is an antagonist character of a brazilian soap opera named “Cheias de Charme”, broadcasted by Globo Television Network. The brazilian soap opera has a profound relationship with socio-cultural context of the country and shows how transient is the construction of the subject´s identity. For this reason, it seems to be a good laboratory to analyze issues related to differentiation, hybridization and multiculturalism.
Keywords: Soap opera; Cultural Identity; Piauí; Chayene.
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