-
Índice de Capacidades Básicas e combate à pobreza
‖ ‖ ‖ Maximiliano Martin Vicente ‖ ‖ ‖ Social Watch é uma rede internacional de organizações da sociedade civil que tem como finalidade erradicar a pobreza, as causas da pobreza e combater todas as formas de discriminação e racismo. Luta por uma sociedade onde a riqueza esteja distribuída equitativamente e onde se respeitem até […]
-
Observatório Europeu de Jornalismo analisa cobertura do Brexit
‖ ‖ ‖ Bibiana Garrido ‖ ‖ ‖ A saída do Reino Unido da União Europeia foi tema de referendo aberto à consulta popular no dia 23 de junho deste ano. Com 51,9% de votos favoráveis, iniciou-se o processo que ficou conhecido como Brexit, abreviação para Britain Exit, com previsão de conclusão para o início […]
-
Acesso a informações após 10 anos da lei Maria da Penha
‖ ‖ ‖ Yasmin Gatto ‖ ‖ ‖ Em agosto, a lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 10 anos de existência. Não se pode negar a grande conquista de sua promulgação, mas também não se deve deixar de destacar que muito do que se prevê oficialmente não é cumprido. Por exemplo, a lei prevê […]
-
Pesquisa revela condições para o futuro da mídia impressa
‖ ‖ ‖ Caroline Mazzer ‖ ‖ ‖ A Pesquisa Mundial de Tendências da Imprensa é realizada desde 1989 e analisa os avanços e as oportunidades do mercado jornalístico. Neste ano, ela revelou fatores de grande importância para o futuro da mídia impressa. Entre eles, destaca-se o desafio de combinar o alcance de público com […]
-
Estudos revelam tendências da publicidade
‖ ‖ ‖ Gabriela Ramos Teixeira ‖ ‖ ‖ Quem nunca pensou sobre a real eficácia das propagandas nas plataformas de comunicação que utilizamos diariamente? A pesquisa Internet Trends 2016 – Code References e as reportagens do European Journalism Observatory (EJO) intituladas 12 Key Findings From The Digital News Report 2016 e O fim da publicidade como a […]
-
Observatório da Imprensa em campanha de crowdfunding
‖ ‖ ‖ Clara Tadayozzi ‖ ‖ ‖ O Observatório da Imprensa (OI) tem acompanhado o desempenho da mídia brasileira desde 1996. Sob o lema Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito, essa instituição independente tem colaborado para a formação de uma opinião pública mais crítica quanto ao conteúdo consumido diariamente através […]
-
Acesso móvel pode ser mais explorado por setor público
‖ ‖ ‖ Kátia Vanzini ‖ ‖ ‖ O uso das tecnologias móveis para oferta de serviços e informações de órgãos públicos brasileiros ainda é um desafio. O diagnóstico foi indicado pela pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br do Núcleo de Informação e Coordenação […]
-
Mudanças no uso de tecnologias pelas empresas brasileiras
‖ ‖ ‖ Elaine Cristina Gomes de Moraes ‖ ‖ ‖ Com o objetivo de identificar o uso, o acesso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelas empresas brasileiras, desde 2005 é realizada a pesquisa TIC Empresas, pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos […]
-
Público prefere reportagens longas e aprofundadas na internet
‖ ‖ ‖ Bibiana Garrido ‖ ‖ ‖ Para quem se informa enquanto passeia pelas redes sociais e demais sites da internet, já são familiares os artigos em forma de lista, que, com chamadas generalistas e linguagem coloquial desenvolvem debates sobre os mais variados temas, como política, cultura, alimentação, estilo de vida e […]
-
Instituto indica tendências para jornalismo online
‖ ‖ ‖ Daniela do Canto Alves ‖ ‖ ‖ Aumento de consumo de notícias por meio de redes sociais, intensificação do uso de dispositivos móveis para essa finalidade e crescimento do uso de bloqueadores de anúncios para os internautas. Essas são as principais tendências identificadas pelo Digital News Report, um relatório produzido pelo Instituto […]