-
Vai votar em quem?
Paulo Pastor Monteiro de Carvalho Com a proximidade das eleições e as diversas alianças políticas se formando – e se desfazendo –, o peso e o valor estratégico das pesquisas de intenção de voto ganham cada vez mais destaque. Prova disso é a constância com que elas aparecem nos jornais, rádios e canais de televisão […]
-
As razões do observatório
Murilo César Soares Este Observatório é resultado do trabalho do grupo de pesquisa Mídia e Sociedade, que há três anos se dedica ao tema das relações entre os meios de comunicação e a cidadania. A idéia foi proposta ao grupo pelo professor Danilo Rothberg, que também é responsável pelo desenvolvimento do site, recebendo aceitação imediata, […]
-
A moda como expressão cultural e jornalística
Malena Pignatari Maria Antonia Vieira Soares “Moda é o prazer que nunca cansa, é novidade constante, excede a questão dos desfiles, excede a beleza, não se restringe a roupa, design, obras culturais, linguagem, comportamentos, gostos e idéias… ficando claro que para além de um discurso estético e sedutor, a moda interfere em modos de vida, […]
-
A falta de autenticidade e bondade que abala o mundo
Heraldo Marqueti Soares Os casos e denúncias de pedofilia contra o Vaticano nestes meses estão pondo ainda mais em prova a veracidade de conteúdos veiculados pelas grandes mídias. Como o público, telespectadores, ouvintes, leitores e internautas podem acreditar em tudo aquilo que está inserido em um produto de mídia? Em casa, usando um software de […]
-
A nova proposta para um programa de televisão
Henri Chevalier Programas que tentam um formato híbrido entre jornalismo e entretenimento tornam-se cada vez mais presentes na televisão brasileira. Depois do grande sucesso de público alcançado pelo programa CQC – Custe o Que Custar, da Rede Bandeirantes, a mais nova tentativa de aplicação do formato é o programa Legendários, da Rede Record. “Formato revolucionário” […]
-
Programa da BBC exibe reportagens densas
Francisco Trento Nos últimos anos, grande parte das matérias do Globo Repórter é restrita a pautas que já se mostraram esgotadas e cansativas, cujas edições parecem infinitas repetições do mesmo. O programa, que já foi palco da formação de talentos do gênero documentário, como Eduardo Coutinho, e tratava com liberdade aspectos da sociedade, hoje mostra […]
-
A novela chamada Belo Monte
Elaine Trevisan A história começa quando um governo surge como uma esperança para muitas pessoas. Lança um programa para aceleração do crescimento, o chamam de PAC. Prevê um projeto de uma usina hidrelétrica no rio Xingu que poderá ser considerada a segunda maior do país. O nome dela: Belo Monte. Para o governo, uma grande […]
-
Sensacionalismo se mantém em pauta como recurso jornalístico
Aline Camargo “Jovem é encontrada morta com faca cravada no pescoço”. Com esse título, matéria do jornal Extra se alinha ao perfil jornalístico que explora a morbidez da violência. No texto, destaca-se o apelo sensacionalista. “Caroline Alves sofreu dois cortes na coxa esquerda, e um terceiro perto do ânus. A vítima sofreu outros duas perfurações […]
-
A hiperinflação legislativa e a comunicação social
Carlo José Napolitano Este despretensioso texto é apenas um ensaio sobre o tema hiperinflação e foi produzido em decorrência da participação do autor em um seminário na Assembleia Legislativa de São Paulo, evento realizado em maio de 2009 e objetiva somente estimular o debate sobre o assunto. Alguns dados levantados para a participação no evento […]
-
Folha e Estadão enquadram conferência do clima como fracasso
Jéssica de Cássia Rossi Adriana Donini A 15ª edição da Conferência do Clima, denominada COP- 15, foi realizada no período de 7 a 18 de dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. A meta inicial era criar um novo acordo global para o clima, que definisse a redução de gases de efeito estufa após 2012, […]