-
Famosos aproveitam sua imagem pública nas eleições
Lucas Liboni Gandia Francisco Everardo Oliveira Silva. Esse é o nome do candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR) com maior chance de vitória em São Paulo. Entretanto, são poucos os que o reconhecem dessa forma, uma vez que o apelido Tiririca já é conhecido pela população brasileira há muitos anos. Dono […]
-
Folha ignora público, diz ombudsman
Aline Camargo Matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 5 de setembro com o título “Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma” foi motivo de grande repercussão popular, inclusive no Twitter. Os internautas ironizaram o que acreditaram ser uma perseguição do jornal. Eles veicularam mensagens que imitariam possíveis manchetes […]
-
A singularidade e a diferença no discurso jornalístico
Antonio Sardinha O conhecimento singular elaborado pelo jornalismo (Genro Filho, 1987; Meditsch, 1992) e as implicações técnicas e estéticas que essa compreensão traz ao fazer jornalístico representam uma indicação para pensar eventuais crises especuladas com o advento das novas tecnologias, o reordenamento do modelo de negócio e as muitas indicações para o que se configura […]
-
O ambiente na ótica do Jornal Nacional
Juliana Santos Apesar do desenvolvimento do jornalismo nas novas ferramentas tecnológicas, a forma mais comum do público adquirir informações ainda é através da televisão, por meio dos telejornais, nos quais com freqüência, no Brasil, não ocorre a devida contextualização dos fatos. Aqui verificamos o caso das edições do Jornal Nacional, da Rede Globo, veiculadas […]
-
Discursos sobre gripe A se distanciam da ciência
Adriana Donini Jéssica de Cássia Rossi Bruno Sampaio Garrido Ana Paula de Souza Silva Os programas radiofônicos podem ser importante canal para divulgação científica e desempenhar papel educativo se forem produzidos de maneira que o potencial da oralidade do meio seja explorado. A Rádio Central Brasileira de Notícias (CBN), que tem como slogan “a rádio […]
-
A invisibilidade de morar na rua em Ipanema
Taís Capelini Às vésperas do início da Copa do Mundo 2010, a revista Piauí trouxe como tema central de sua edição uma situação que inúmeras vezes é considerada “invisível aos olhos”: a condição de quem vive nas ruas. A reportagem “Morar na rua em Ipanema”, de Paula Scarpin, procura ressaltar quem são os mendigos […]
-
As críticas ao papa na visão de Globo e Record
Mariane Bovoloni O papa Bento XVI foi alvo de protestos durante a visita que fez a Londres em 18 de setembro. No mesmo dia, o fato ganhou destaque nos telejornais de Globo e Record, com enquadramentos distintos, que refletiram as diferenças ideológicas dos dois grupos de comunicação. “O papa Bento XVI reuniu milhares de fiéis […]
-
Da crença à ciência: enquadramentos do Fantástico
Adriana Donini Jéssica de Cássia Rossi Em 29 de agosto, o programa Fantástico, da Rede Globo, estreou a série “É bom pra quê?”, apresentada pelo médico Drauzio Varela, que já comandou outras produções na área de saúde exibidas pelo programa. A emissora divulgou no seu sítio na internet que o objetivo do quadro é […]
-
Emissora pública, de que público?
Douglas Calixto É inegável que os fluxos econômicos – e os departamentos financeiros de uma forma geral – influem sobre o cotidiano da produção jornalística dos diversos meios de comunicação em nosso país. As pautas e as reportagens nas mídias comerciais obedecem a uma espécie de lógica de mercado que privilegia os produtos que dêem […]
-
Juventude rebelde nas páginas da Folha Universal
Mariane Bovoloni Matéria publicada na edição n° 950 – referente à semana do dia 20 de junho de 2010 – na Folha Universal, jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, enfocou a relação da juventude com violência, bebidas e drogas. Na capa da edição, o jornal expõe a pergunta que norteará o desenvolvimento da […]