-
Nova lista de material escolar para TV Globo: lápis, caderno e batom
Karen Terossi Segundo matéria do Fantástico (TV Globo) veiculada em 19 de setembro de 2010, além de caderno, lápis e borracha, agora os pais têm que “encarar a verdade” e comprar também batom, gloss, rímel e blush. A reportagem chega com tom de “aviso para os pais” de meninas de 10 e 11 anos. Se […]
-
Mais um capítulo da suposta batalha entre Lula e a imprensa
Juliana Baptista Em 17 de setembro, o presidente Lula, em um comício na cidade de Campinas, afirmou que a imprensa brasileira se comporta como partido político, apóia o candidato da oposição e age de maneira tendenciosa em suas matérias da cobertura das eleições. Lula disse que a imprensa brasileira tenta vender uma neutralidade disfarçada e […]
-
Sobre política e bolinhas de papel
Maria Carolina Vieira O que dizer quando o assunto principal de uma campanha política é discutir se o que atingiu a cabeça de um dos candidatos à Presidência da República foi uma bola de papel ou uma fita adesiva? O episódio ocorreu no dia 20 de outubro durante uma caminhada de José Serra pelo Rio […]
-
A força política de Marina Silva no discurso da revista Veja
Jéssica de Cássia Rossi As teorias do jornalismo e da notícia refletem sobre o papel do jornalismo em sociedade, o papel dos jornalistas na produção de notícias e por que as notícias são como são. A partir delas, é possível entendermos como as notícias influenciam a visão das pessoas sobre a realidade. Tendo isso em […]
-
A política e a importância dos saberes da educação do futuro
Rosa Malena Pignatari Maria Antonia Vieira Soares A educação, tema permanente renovado pelos debates eleitorais recentes, encerra desafios nem sempre discutidos adequadamente. Daí a relevância de revisitar referências importantes como o livro “Os saberes necessários à educação do futuro”, de Edgar Morin (Editora Cortez e Unesco, 2002). O título do livro evoca os eixos que […]
-
Os meios e a eleição
Murilo César Soares Já se sabe que as campanhas eleitorais atuais são mediáticas. Por outro lado, num país grande e complexo como o nosso, a mediatização do processo político é inevitável, o que não acontece sem efeitos colaterais, sendo os principais a desidratação da política e o inchaço do marketing. A eleição presidencial de 2010 […]
-
O “palhaço” Tiririca
Maria Carolina Vieira “Com 900 mil votos, Tiririca teria a maior votação do país”. Com este título, matéria da Folha de S. Paulo de 19 de setembro, baseada em pesquisa do Datafolha, dedicou-se em sua maior parte a quantificar os votos que alguns candidatos “não-convencionais” a deputado receberiam. O maior alvo foi Tiririca. Chamado de […]
-
A política morreu. Viva a eleição!
Murilo César Soares Se diz que a campanha atual é sem conteúdo, que não há debate, etc. É verdade. Não se fala de política econômica, de taxa de câmbio, de relações internacionais, das políticas públicas.
-
A repercussão das eleições no Twitter
Karol Castanheira A fórmula básica de se entender o processo comunicativo tradicional se rompe quando adentramos hoje o ciberespaço. Receptor e emissor se confundem e passam a ser usuários, criando formas de identificação e manifestação. É assim também com a utilização das ferramentas virtuais, tanto por políticos quanto eleitores nas eleições brasileiras de 2010. Mesmo […]
-
Internet inova modo de fazer política
Helena Sylvestre Juliana Baptista As inovações tecnológicas tomam a cada dia proporções maiores e se inserem na sociedade de forma avassaladora. O advento das plataformas online possibilita o surgimento de novas ferramentas, mais eficientes em termos de velocidade e manuseio, para a publicação de informações, de caráter jornalístico ou não. Um exemplo bastante atual […]