-
Estudo da Unesco busca indicadores de qualidade no jornalismo
Aline Camargo A preocupação com a qualidade de produtos e serviços jornalísticos avançou para além de redações e esferas administrativas, alcançando a pesquisa científica. Prova disto é um estudo recentemente divulgado, resultado de parceria entre a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Renoi (Rede Nacional de […]
-
As mulheres e o novo cenário da mídia após a eleição de Dilma
Juliana Santos Com a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher a chegar a Presidência da República no Brasil, a imagem de gênero que a sociedade constrói tem mudado. A mídia será um dos setores em que essas mudanças devem se refletir de forma mais drástica. Um dia após a realização do segundo turno das […]
-
Políticas de comunicação na agenda da imprensa brasileira
Antonio Sardinha e Verônica Lima O debate sobre políticas de comunicação ganhou novo eco por questões conjunturais. A pauta reapareceu com força nos últimos dois meses, sobretudo com o debate sobre a criação dos conselhos de comunicação social no Nordeste e com as expectativas para a área de comunicação no próximo mandato presidencial. Somadas a […]
-
Regulação de mídia em enquadramento de conflito
Adriana Donini A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal promoveu, em 9 e 10 de novembro, o Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias com o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas, envolvendo variados segmentos sociais e empresariais para analisar experiências de regulação de serviços públicos de radiodifusão […]
-
Uma outra comunicação é possível?
Alessandra Possebon A comunicação como a entendemos hoje nasce com os ideais da Idade Moderna, que se diferencia da Idade Média essencialmente pela concepção de sujeito autônomo, impulsionada pelos ideais iluministas. Portanto, a comunicação estava vinculada ao ideal revolucionário de ampliação da esfera pública, compreendida como dimensão da vida social em que as pessoas podem […]
-
Cidadania exige informação sobre gestão pública
Fabíola de Paula Liberato A internet pode conferir ao cidadão a participação no processo político, que passa a ser de mão dupla, uma vez que as interações ocorrem com mais velocidade. No âmbito municipal, para que a interação ocorra, há muito a ser aperfeiçoado.
-
Novos eleitores precisam de atenção e responsabilidade da mídia
Lucas Liboni Gandia Eventualmente, o jovem brasileiro ainda não é atendido de maneira adequada pela mídia nacional. Pelo menos por enquanto. Durante a recente campanha eleitoral, um dos maiores suplementos destinados ao público adolescente, o Folhateen, dedicou pouquíssimo espaço a essa temática. Enquanto jornal de maior tiragem no Estado de São Paulo, caberia à Folha […]
-
As causas da infância roubada segundo o jornalismo
Mariane Bovoloni Há quase 20 anos, o jornal Folha Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus, é fonte de informação geral aos seus leitores. Nele, podemos encontrar matérias de caráter institucional, mas também sobre políticas públicas, saúde, ciência e comportamento. Hoje, suas edições ultrapassam os 2,5 milhões de exemplares. A reportagem de capa da […]
-
Roda Viva e nova na TV Cultura
Aline Camargo O programa Roda Viva, da TV Cultura, provavelmente o mais antigo programa de entrevistas da TV brasileira ainda no ar, passou por mudanças. No ar desde 1986, não escapou dos efeitos da troca de comando da emissora, que passou do jornalista Paulo Markun para o economista João Sayad. Deve haver outras novidades. […]
-
Política na internet avança com interatividade para atrair eleitor
Luise Sanches A internet foi a menina dos olhos dos partidos políticos nas eleições 2010. Tentando atingir o maior número de pessoas, de diversas classes sociais, os partidos tiveram que atacar por todos os lados na busca por votos e, assim, a militância online nunca esteve tão forte como nesse ano. Serra e Dilma se […]