Por um Roda Vida mais jornalístico


‖ ‖ ‖ Giovani Vieira Miranda ‖ ‖ ‖

 

A partir de setembro, o programa “Roda Viva”, da TV Cultura, terá novo apresentador. Após um ano no posto, Marília Gabriela deixa o espaço de entrevistas após o SBT, emissora na qual a apresentadora comanda o talk show “De Frente com Gabi”, fazer valer seu direito de exclusividade para televisão aberta, segundo divulgado por vários veículos, entre eles o jornal O Estado de S. Paulo. A decisão teria coincidido com o fim do contrato da apresentadora com a Cultura.

Para ocupar seu lugar, foi escalado Mario Sergio Conti, ex-diretor da revista “Veja” e do “Jornal do Brasil”, autor de “Notícias do Planalto” e atual diretor de redação da revista “Piauí”.

Em 1986 entrava no ar a primeira edição do programa, com a proposta de apresentar idéias e análises sobre temas de interesse público em um momento de escassez de espaços na televisão para reflexão e questionamento.

O programa já teve diversos apresentadores, entre eles Rodolpho Gamberini (1986 a 1987), Augusto Nunes (1987 a 1989), Heródoto Barbeiro (1994 a 1995) e Matinas Suzuki Jr. (1995 a 1998).

Exibido semanalmente com 90 minutos de duração desde a estréia, o programa já contou com a presença de importantes figuras do cenário brasileiro e personalidades internacionalmente conhecidas da política, economia, cultura e esportes.

Em 2007 foi criado na internet o portal Memória Roda Viva, iniciativa da TV Cultura, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), que contém em texto e vídeo as entrevistas mais expressivas exibidas pelo programa.

Conti declarou à imprensa que fará o papel de mediador e diversos jornalistas convidados, sem a formação de uma equipe fixa, conduzirão as entrevistas, o que tornaria o programa mais “jornalístico”. Questionado sobre quem gostaria de levar ao centro do programa, Conti citou os nomes da presidente Dilma Rousseff e do músico João Gilberto. O jornalista também já esteve no centro do Roda Viva na época de lançamento de seu livro em dezembro de 1999.

Durante a transição de apresentadores, em setembro, a TV Cultura exibe uma seleção dos melhores momentos do programa em comemoração aos seus 25 anos. O Roda Viva vai ao ar às segundas-feiras, 22h15, com reprise na madrugada de sexta-feira, 1h.