Plural lança mídia para jovens antenados


‖ ‖ ‖ Lucas Liboni Gandia ‖ ‖ ‖

 

A inovação científica e tecnológica tem sido buscada em diversas áreas de pesquisa no Brasil. No campo da comunicação, essa tendência já começa a ser visível. O site Mídia Jovem, lançado como projeto de iniciação científica e busca experimental de novos formatos midiáticos, contribui para a ampliação da informação destinada ao público adolescente, por meio da veiculação de reportagens sobre temáticas de saúde, habitação, educação, assistência social e meio ambiente com contextualização e pluralidade.

Mídia Jovem é produzida por Lucas Liboni Gandia, estudante do curso de jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Faac/Unesp), sob orientação do professor Danilo Rothberg, e integra os objetivos do projeto de iniciação científica “Jornalismo Digital e Políticas Públicas: Produção de Mídia Jovem para a Formação da Cidadania”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculando-se às atividades do grupo de pesquisa Mídia e Sociedade, do Departamento de Ciências Humanas da Faac, e ao Plural: Observatório de Comunicação e Cidadania.

Uma das principais funções atribuídas à mídia é a de fomentar a cidadania através do exame crítico de políticas públicas sociais. Cabe aos meios de comunicação contribuir, inclusive, com o monitoramento das medidas adotadas pelos representantes políticos. Assim, o objetivo do projeto é contribuir para o enriquecimento das mídias destinadas ao público entre 14 e 17 anos de idade, através da construção e manutenção de um veículo jovem online de produção e difusão de reportagens especializadas em políticas públicas sociais. O Mídia Jovem se caracteriza por conteúdo diferenciado, que considera o direito à informação do público jovem. Os textos apresentam abordagens contextualizadas e avançam com objetivos formativos.

Para que as políticas públicas sejam corretamente executadas, é necessário que passem por processos de avaliação. Estes procedimentos devem ser realizados publicamente, a fim de permitir que os cidadãos tenham pleno acesso às informações referentes aos resultados obtidos pelas políticas.

As informações provenientes de avaliações de políticas públicas são importantes para que os cidadãos possam ter argumentos para julgar as decisões tomadas por governantes. As informações, além de favorecerem o engajamento do público com a política, permitem o atendimento do direito à informação que se constitui como componente da cidadania contemporânea. Quanto mais os cidadãos souberem a respeito dos programas e medidas adotadas em âmbito público, maior é o embasamento para que eventuais críticas e cobranças sejam feitas.

Dessa forma, o site Mídia Jovem procura analisar as políticas públicas ligadas à educação, à saúde, ao meio ambiente, ao serviço social e à habitação, com o objetivo de permitir que os leitores adolescentes possam se informar sobre o que tem sido feito pelos poderes públicos nestas áreas. Por meio de matérias com abordagens diferenciadas sobre a temática, os jovens poderão obter subsídios para avaliar a atuação dos governos e as políticas públicas desenvolvidas.

Entre as reportagens já produzidas e disponíveis para acesso no Mídia Jovem, pode-se citar, por exemplo, as que abordam temáticas como a polêmica em torno da proibição da venda de medicamentos emagrecedores no Brasil, a questão da homofobia no país, as políticas que viabilizam a prática de turismo por deficientes físicos e as implicações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.