Tempo de vida nas redes sociais  


‖ ‖ ‖ Caroline Garcia Cafeo ‖ ‖ ‖ 

 

Com a propagação de plataformas e redes sociais, marcadas pela instantaneidade e interatividade, o tempo em que uma notícia mantém engajamento e leitura foi modificado. A velocidade de produção e consumo nas notícias na web tem como ideia central a apuração em tempo real. No entanto, o ciclo de vida das postagens é tão instantâneo que o excesso de conteúdo faz com que publicações mais antigas sejam menos visitadas e acessadas.

Neste contexto, uma pesquisa de Bueno e colaboradores analisou as fanpages dos jornais O Globo, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora. Para isso, utilizou a ferramenta virtual de monitoramento de dados denominada Socialbakers, a partir de cinco postagens de cada um dos jornais com maior engajamento em novembro de 2017.

Com a coleta e análise, verificou-se que as postagens dos quatro jornais possuem ciclos de vida semelhantes: a média de interações nas primeiras 24 horas foi de 89,16%, dos 100% alcançados na totalidade, nos dez dias analisados. Isto reforça que o comportamento da audiência no Facebook é volúvel, e a rede social funciona como um noticiário de formato diário de temas mais populares e importantes do dia.

Entre as descobertas, identificou-se que durante os três primeiros dias as publicações alcançaram 99,49% das interações, sendo próximo à totalidade de 100%, no decorrer dos dez dias pesquisados. Esse dado indica, em uma média geral, o terceiro dia como o ápice das interações, já que posteriormente aos primeiros dias de compartilhamento do post nas fanpages dos jornais se espera que o alcance aumente, além de o conteúdo a ser consumido aumente em proporção da importância que o usuário atribui a determinados assuntos e notícias. Assim, a velhice é determinada a partir do quarto dia, no momento que a história não é mais uma novidade e o engajamento é mais lento.

Embora a pesquisa seja preliminar, os resultados sugerem que o ciclo de existência não é exatamente instantâneo como se pensa. As primeiras 24 horas são fundamentais para o engajamento da postagem, entretanto, o conteúdo não perde totalmente sua força neste período: a diminuição expressiva de interações se inicia a partir do quarto dia posterior à sua publicação na rede. Destaca-se que ainda existem outros aspectos para serem explorados a partir do estudo do tempo de vida de uma notícia, em especial nas redes sociais. Contudo, pesquisas como estas são importantes para argumentar contra o senso comum de que as informações jornalísticas na internet envelhecem em um ritmo imediato.