O que somos
Este é um observatório de mídia com conteúdo produzido por estudantes de comunicação e professores da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC/UNESP). A iniciativa do Plural – Observatório de Comunicação e Cidadania corresponde a um projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCHU) da FAAC e coordenado pelo Prof. Dr. Danilo Rothberg, com a colaboração dos professores doutores Carlo José Napolitano, Caroline Kraus Luvizotto, Murilo César Soares e Maximiliano Martin Vicente.
O Plural – Observatório de Comunicação e Cidadania tem sido apoiado desde sua criação em 2010 com bolsas da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP ou do Departamento de Ciências Humanas da FAAC.
O que fazemos
Apoiados sobre teorias e métodos de pesquisa em comunicação adequados e compatíveis com o estatuto científico da área na atualidade, produzimos análises qualitativas sobre a atuação de meios de comunicação (rádio, tv, jornal e internet) locais, regionais e nacionais, baseadas em conhecimentos sobre a adequação de práticas jornalísticas, critérios de noticiabilidade e contextualização da notícia nas diversas editorias e segmentos do mercado de comunicação brasileiro. Também estamos atentos à qualidade da comunicação pública em portais eletrônicos de governo e à regulação de mídia nacional e internacional, em especial da radiodifusão. E acompanhamos de perto temas contemporâneos de cultura e comunicação.
Contexto de atuação
O desempenho da comunicação deve ser considerado dentro do quadro das demandas que as sociedades democráticas têm cada vez mais apresentado, com organização e sistematicidade, para suas mídias comerciais e públicas. São exigidas determinadas práticas editoriais alinhadas a tendências de aperfeiçoamento da cobertura jornalística e da comunicação pública em várias temáticas, de maneira a contribuir para a liberdade de informação como requisito da cidadania.
Neste âmbito, o direito à informação deve ser visto como um componente fundamental ao exercício dos direitos civis, políticos e sociais que compõem a cidadania modernamente construída. Deve ser reconhecido que, mesmo em um mundo no qual a cultura de cidadania se transforma rapidamente, acolhendo formas fragmentadas e individualistas de integração social e política, o direito à informação continua a ser um direito básico. Ele deve ser provisionado porque representa um bem maior, do qual o país como um todo precisa para atingir elevados os níveis de qualidade de vida desejados como atributos coletivos, e configura-se como demanda visível no cenário de movimentos de estímulo ao engajamento cívico e de incremento de capital social.
Objetivos
a) Identificar e valorizar as melhores práticas jornalísticas existentes em nível local, regional e nacional, a fim de oferecer um instrumento de reflexão aos jornalistas em geral e orientar a recepção crítica de notícias pelo público.
b) Reconhecer e indicar aspectos através dos quais o jornalismo comercial e a comunicação pública possam ser aperfeiçoados a fim de melhor atender o interesse público e fortalecer o exercício da cidadania, sempre do ponto de vista científico e com o equilíbrio e a isenção requeridos para que esta meta seja cumprida de forma educativa e construtiva.
c) Proporcionar a ampla difusão de resultados de pesquisas na área de comunicação e cidadania produzidas no âmbito do grupo de pesquisa “Mídia e Sociedade”, cadastrado no CNPq, do Departamento de Ciências Humanas da FAAC, de modo a estabelecer um canal de diálogo com jornalistas, relações públicas e comunicadores em geral que possam se beneficiar da utilização dos dados como referência para o próprio aperfeiçoamento profissional.
d) Experimentar técnicas e formatos de elaboração de ambientes virtuais colaborativos para permitir que o observatório de mídia a ser criado na internet atue como uma comunidade de aprendizagem aberta, para a construção dinâmica e compartilhada de conhecimento sobre comunicação e cidadania.
O Plural – Observatório de Comunicação e Cidadania integra a Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa), criada durante o III Encontro Nacional da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), realizado em novembro de 2005 em Florianópolis (SC).
A rede reúne iniciativas semelhantes em todo o país e demonstra o potencial do ensino superior para contribuir de forma positiva para o aperfeiçoamento da cobertura jornalística dos meios de comunicação. Cada observatório, além de acompanhar meios de alcance nacional, foca veículos de sua região, de forma que, cada vez mais, diferentes locais do país podem contar com atividades de extensão universitária de crítica de mídia, o que é saudável para o fortalecimento da cidadania.
Entre os observatórios acadêmicos de mídia do país, estão Observatório da Imprensa, Crítica de Ponta (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Jornalismo Capixaba (Universidade Federal do Espírito Santo), Laboratório de Estudos em Jornalismo (Lejor) / Qualijor – Programa de Pesquisa em Qualidade, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Jornalismo, SOS Imprensa (Universidade de Brasília) e ObjETHOS (Universidade Federal de Santa Catarina).
Instruções aos colaboradores
Clique aqui para baixar arquivo com informações sobre como participar do Plural – Observatório de Comunicação e Cidadania.