‖ ‖ ‖ Adriana Donini ‖ ‖ ‖
Fornecer subsídios que favoreçam a compreensão e participação da sociedade nos processos de decisão locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município de Piracicaba. Esses são os objetivos do Observatório Cidadão de Piracicaba, que recebeu o Prêmio Mário Covas, promovido pela Secretaria de Gestão Pública do governo estadual, na categoria Governo Aberto.
O observatório é uma realização de instituições como Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Piracicaba, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro e Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, da Unesp – Universidade Estadual Paulista.
Entre suas ações, estão cursos gratuitos que incluem a capacitação sobre tema “O estatuto da cidade e o Plano Diretor”, dirigido a conselheiros municipais das áreas de meio ambiente, patrimônio histórico e desenvolvimento rural.
Vídeos com aulas de um curso de formação de conselheiros municipais foram disponibilizados no portal, que conta também com notícias. Há ainda a opção de se cadastrar para receber informativos do Observatório.
Outra seção é a denominada “Boletins”. Nesse caso, as duas primeiras edições publicadas contemplaram dados de pesquisas. O terceiro número, intitulado “Como participar do orçamento público de Piracicaba”, explora elementos visuais e interatividade com o público em geral.
As demais edições são temáticas e apresentam indicadores, gráficos, textos explicativos e comentários de especialistas das áreas enfocadas, além de indicar formas de participação dos munícipes.
A seção do observatório “De olho nas Metas” consiste em um sistema de acompanhamento das metas do Poder Executivo, compromissos eleitorais, e plano de governo da administração de Piracicaba. Indicadores e informações permitem avaliar a execução das ações propostas.
O observatório pode contribuir para ampliar a transparência de ações realizadas no município, estimular debates e incentivar a participação social. Porém, embora o portal busque apresentar linguagem clara e de fácil compreensão, poderiam ser explorados formatos mais atraentes de divulgação ao público em geral.