‖ ‖ ‖ Aline Camargo ‖ ‖ ‖
O Gabinete Digital do Rio Grande do Sul promoveu em junho uma das consultas públicas online de maior alcance no país. O orçamento participativo digital definiu o destino de parte dos recursos do Estado para 2015 por meio do voto direto. Foram 255.751 votantes em três dias.
A iniciativa integra o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, que busca o aprofundamento democrático na tomada de decisões da administração pública, em particular através do uso das tecnologias de informação e comunicação.
Uma de suas ferramentas permite que obras públicas sejam acompanhadas a partir de uma linha do tempo alimentada por informações de governo e aberta a comentários de usuários.
Outras consultas abrangeram políticas que afetam o cotidiano, como segurança no trânsito. Além de computadores, puderam ser usados tablets ou smartphones para o registro de opiniões. Duas vans equipadas com tablets e acesso a internet circularam por espaços públicos da capital, região metropolitana e interior do Estado para disseminar o acesso à consulta, também disponível em 150 pontos fixos.
Um estudo abrangente do Gabinete Digital pode ser acessado aqui.